segunda-feira, 24 de abril de 2023

Investimentos e IA

Em 2023 os gastos com IA na Europa chegarão a  US$ 33,2 bilhões segundo a IDC, International Data Corporation, através de seu Guia Mundial de gastos com inteligência artificial que representarão 20% do mercado global total de IA. Apesar dos desafios econômicos e políticos, aumento da inflação, cortes no orçamento de TI e demissões, os gastos com IA registrarão taxa de crescimento anual de 29,6 % entre 2021 e 2026,  se comparada com a taxa global de 27%. Apontam crescimento gerado pela Europa Ocidental, Central e Oriental, com gastos na casa dos US$ 70 bilhões até 2026 impulsionados pelo software, que representará dois terços dos gastos totais respondendo por 55,5% do gasto do mercado europeu de IA em 2023, bancos, varejo e manufatura, seguidos por serviços profissionais. A gerente de pesquisa da IDC Customer Insights and Analysis, afirmou que  “as empresas reconhecem benefícios comerciais com adoção da IA, incluindo melhorias nas operações comerciais, otimização de processos, eficiência, resiliência e tomada de decisões. ”

A IDC aponta necessidade de segurança aprimorada nos casos de uso mais importantes na Europa, ou, inteligência aumentada de ameaças, sistemas de prevenção, análise e investigação de fraudes, não apenas nos setores de serviços financeiros, bancos e seguros, mas ao público e setores expostos a ameaças como telecomunicações, transporte e serviços públicos. No setor bancário, a segurança impulsiona adoção de soluções de IA para análise e investigação de fraudes, além de sistemas aprimorados de inteligência e prevenção de ameaças, no varejo, o atendimento ao cliente está no centro dos investimentos em IA e nas organizações de serviços profissionais mostram investimentos na otimização da TI, Tecnologia da Informação, para melhorar agilidade e eficiência operacional. O Guia Mundial de Gastos com Inteligência Artificial da IDC, dimensiona despesas com tecnologias que analisam, organizam, acessam e fornecem serviços de consultoria em informações não estruturadas, quantificando oportunidade de IA com dados em 36 casos de uso de 19 setores em 9 regiões e 32 países, disponíveis às categorias de hardware, software e serviços. Usa definição precisa do que constitui um aplicativo de IA, deve ter componente IA, crucial ao aplicativo e, sem esse componente de IA, não funciona, distinção, que permite o guia se concentrar nos aplicativos de software centrados em IA. Comparado ao rastreador de inteligência artificial semestral mundial da IDC, usa definição de aplicativos IA incluindo os centrados em IA e cujo componente de IA não é centrado ou não é fundamental ao aplicativo, quer dizer, o aplicativo funciona sem a inclusão do componente IA permitindo inclusão de fornecedores que incorporaram recursos IA em seus softwares. A IDC, International Data Corporation, é fornecedora global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos aos mercados de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo com mais de 1.300 analistas no mundo oferecendo tendências do setor em 110 países. 

Moral da Nota: relatório sobre o 'uso de inteligência artificial e big data em empresas espanholas', informa que essas tecnologias cresceram para igualar o uso da média europeia e alcançou a décima quarta posição na adoção de IA. Publicado pelo Ministério de Assuntos Econômicos e Transformação Digital da Espanha, indica que o país aumentou utilização de IA em 3,6%, chegando a 11,8% das empresas com mais de 10 funcionários, 8 % em 2022 às empresas com mais de 249 pessoas e 1% até 4,6% entre microempresas com menos de 10 pessoas. Nesse contexto, setores que mais utilizam IA são informação e comunicação, 41,9%, e TIC, 41,3%, de modo que a análise usando big data está presente em 13,9% das empresas, refletindo três pontos a mais que em 2022 e quanto ao percentual de especialistas em IA, especificaram aumento no setor de TIC, 15,5%, e informação e comunicações, 14,5%,  com percentual de especialistas em dados se encontrando no setor de TIC em 41,9%, e no setor de informação e comunicação em 40,2%.