Nos últimos dois anos, emergiram modelos generativos como ChatGPT ou Stable Diffusion, capazes de realizar tarefas como um sistema geral de perguntas e respostas ou criar imagens artísticas que revolucionam setores variados. A Generative AI transforma textos em imagens, o modelo DALLE-2 texto para imagens 3D, o Dreamfusion imagens para texto, o Flamingo textos para vídeo, o Phenaki textos para áudio, o AudioLM textos para outros textos, o ChatGPT textos para codificar, o Codex textos para textos científicos, além do Galactica ou criar algoritmos como o AlphaTensor. O ChatGPT emerge do OpenAI, laboratório de pesquisa na Califórnia, lançado em novembro de 2022 tratando-se de chatbot aprimorado, baseado em IA anterior chamada GPT-3, Generative Pre-Training Transformer ou Transformador generativo pré-treinado, que produz respostas, redige ensaios universitários, histórias fictícias, haicais e cartas de proposta a empregos, tudo, baseado no que colheu de textos na Internet com orientação de humanos. Conhecido como modelo de linguagem ou LLM, a IA é alimentada com bilhões de palavras na forma de livros, conversas e artigos web, a partir dos quais constrói modelo em probabilidade estatística, das palavras e frases que tendem seguir qualquer texto anterior, sendo que o avanço com o ChatGPT está no treinamento extra que recebeu. O modelo de linguagem inicial foi ajustado com perguntas e respostas por treinadores de IA incorporados ao conjunto de dados, em seguida, o programa produz respostas diferentes às perguntas que especialistas humanos classificaram da melhor à pior, significando que o ChatGPT descobre quais informações uma pergunta realmente busca, reúne informações corretas e enquadra a resposta.
O ChatGPT conversa de modo natural permitindo que a IA responda perguntas, crie teorias, conteste premissas incorretas e apresente soluções mais adequadas à problemas. A Microsoft busca integrar no Bing a IA da OpenAI por trás do ChatGPT, desenvolve lançar respostas a consultas de pesquisa com o ChatGPT no Microsoft Bing AI em vez de mostrar lista de links. Com esse recurso de IA a Microsoft desafiará o mecanismo de busca do Google, no entanto, há imprecisão decorrente o conhecimento limitado do ChatGPT da Microsoft enquanto o do Google responde melhor consultas com base em artigos recentes, com o ChatGPT promovendo conversas semelhantes às humanas. A API de linguagem natural da nuvem do Google possui modelos para análise de sentimentos, extração de entidades e classificação de conteúdo. Relatório indica que a OpenAI de propriedade da Microsoft, precisa corrigir limitações do ChatGPT e provar vantagem sobre seu próximo recurso ao Bing em parceria de desenvolvimentos de IA em campos como computação em nuvem Azure da Microsoft assumindo projetos em tecnologias de supercomputação de inteligência.
Moral da Nota: o avanço do NLP, software de Processamento de Linguagem Natural, assistido por IA, ajuda pequenas empresas e proprietários, com ferramentas de negócios como Chatbots e criação de conteúdo, apesar do efeito colateral do plágio. O ChatGPT, chatbot alimentado por IA NLP lançado em 30/11/ 2022 pela OpenAI de São Francisco, diferente de outras ferramentas assistidas por IA de PNL, parece mais humano executando tarefas em segundos. Para empresas menores a análise de dados e atendimento ao cliente adotando bots de bate-papo NLP AI, reduz custos e economiza tempo. O ChatGPT cria automaticamente páginas de produtos, cópias publicitárias, páginas de vendas, boletins de e-mail marketing, artigos ou ensaios de códigos em minutos. O NLP descobre informações em dados ou texto não estruturados, faz análise de texto e análise de sentimento, basicamente ferramentas de análise de dados ou texto que parecem mais humanas. As ferramentas PNL disponíveis são o MonkeyLearn, Aylien, IBM Watson, Google cloud NLP API, Amazon compreende NLTK, Stanford core NLP, TextBlob, SpaCy e GENSim. A Open AI previu que o ChatGPT deverá gerar receita de US$ 1 bilhão até fins de 2024 e US$ 200 milhões em 2023.