Blockchains impulsionam serviços desenvolvendo Registros Eletrônicos de Saúde, EHR, que combinam informações do paciente provenientes de diferentes fontes, vide exemplo na Estônia. EHR e assistência médica são sistemas complexos e multifacetados que exigem colaboração entre atores estaduais, provedores médicos e partes interessadas, além de especialistas de diferentes disciplinas. Exemplo de caso de uso de saúde blockchain, já implementado, é o Excelsior Pass, passaporte de vacina Covid desenvolvido pela IBM para o estado de Nova York. O Excelsior Pass é aplicativo móvel que se conecta ao profissional de saúde para verificar se você foi vacinado, assim que se identificar no aplicativo que fornece código QR exibindo como prova que foi vacinado, lógico, apenas vacinações no estado de NY.
Uma das aplicações promissoras blockchain é IoT, Internet das Coisas, liderada pela IOTA e projetada especificamente para IoT apoiada pela IOTA Foundation. A IOTA oferece casos de uso blockchain IoT, significativamente em relação à IoT industrial e fabricação inteligente desenvolvendo IoT em escala industrial à indústria 4.0. A integração blockchain IoT tem potencial de revolucionar como interagimos com o mundo ao nosso redor, exemplo disso é o estacionamento inteligente. A NetObjex, empresa especializada em integração blockchain e IoT, desenvolveu sistema que usa blockchain e IoT para facilitar estacionamento, através de sensores para detectar quando uma vaga fica disponível e, em seguida, cobra o motorista diretamente através de sua carteira criptográfica, sem necessidade de intervenção humana, tornando o processo transparente e automatizado. Blockchain e IoT podem ser usados juntos para criar cadeias de suprimentos eficientes, por exemplo, o Walmart usa a plataforma Watson IoT da IBM para rastrear remessas de alimentos. Combinar blockchain e IoT, permite ao Walmart rastrear alimentos da fazenda à mesa, garantindo que sejam mantidas seguras e frescas. A tecnologia Blockchain oferece ainda soluções para seguradoras, com a B3i, iniciativa do setor apoiada pelas principais seguradoras do mundo visando desenvolver rede de tecnologia de contabilidade distribuída para adoção ampla em empresas de seguros substituindo sistemas tradicionais de administração de seguros. A indústria de seguros é rede complexa de conexões com nós ao longo do caminho sendo que corretores, seguradoras e autoridades legais com diferentes jurisdições são apenas parte da cadeia. A adoção blockchain economiza dinheiro e tempo, otimizando processos de seguro e, no caso das resseguradoras, permitem lidar com mais riscos e menos capital sendo que o aplicativo Resseguros, B3i Re, da B3i permite compartilhamento de documentos e gerenciamento de carteiras.
Moral da Nota: casos de uso disruptivo blockchain são de potencial para criar bases à economia e sociedade. Serviços financeiros são setor óbvio à disrupção blockchain oferecendo sistema mais eficiente, transparente e inclusivo que devolve poder às pessoas, com o Decentralized Banking moldando o sistema financeiro do futuro. O gerenciamento da cadeia de suprimentos é outro setor promissor à cadeia de suprimentos com vários estágios e intermediários envolvidos levando ineficiências e erros, podendo ser caro às empresas. Blockchain simplifica cadeia de suprimentos torna-as mais eficiente para rastrear o movimento de mercadorias e garantir que não sejam adulteradas.