segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Utilidade blockchain

Blockchain é registro online de transações apoiadas por criptografia inserido nas moedas como Bitcoin  com utilização para documentar transações financeiras, movimento de mercadorias ou serviços e trocas de informações. Nesta definição e construindo sobre ela, blockchain é conjunto crescente de registros, agrupados em "blocos" ligados entre si usando criptografia, um modo de manter registros, mas existem ideias construídas em cima disso referido como sistema de razão distribuída ou DLT. Na razão distribuída, um registro de cada transação é mantido em vários lugares ao mesmo tempo e, como resultado, sempre que algo na blockchain é alterado todos na rede são notificados sobre,  e, têm que concordar com as alterações  tornando a blockchain difícil de hackear e alterar registros,  exigindo que fosse alterado todos os registros ao mesmo tempo.  Em suma, blockchain é um conjunto crescente de registros, agrupados em "blocos"  vinculados através de criptografia.

A blockchain é descentralizada em contraste com a  internet  centralizada como na grande maioria dos serviços e sites onde se armazena e mantém dados em banco de dados, por exemplo,  Netflix e Google operam sistema centralizado significando que na descentralização os dados residem na rede, em vez de em um só lugar. O sistema centralizado atual, suscita desafios como 'Segurança', se os bancos de dados centralizados forem invadidos,  podem expor dados de uma vez.  Outro desafio é o  'Custo'' pois construir sistemas centralizados costuma ser caro e a empresa necessita fornecer capacidade digital para fazer um sistema funcionar sem problemas. Outra questão são os dados em si já que nos sistemas centralizados,  o proprietário não exerce o direito de posse, geralmente monetizado pelas redes. Por fim, a 'Transparência' em como as informações são usadas e por quem, é área cinzenta.  Existem sistemas descentralizados na Internet como o Limewire e o Napster,  exemplos  que não eram bons para prevenir a duplicação de arquivos, ou,  o chamado problema de gasto duplo que consiste em evitar gasto ou utilização de ativos duas vezes em duas coisas diferentes. A bockchain é sistema sem confiança, não há intermediário e, na blockchain pública como o Bitcoin, qualquer pessoa pode ver as transações tornando mais fácil rastrear o fluxo de mercadorias ou serviços, significando que nenhuma pessoa ou grupo pode controlar o sistema que só pode mudar por consenso.

Moral da Nota: a blockchain tem utilidade na 'Energia' por troca  de pessoa para pessoa, potencialmente entre fronteiras,  nas cadeias de fornecimento  via rastreamento ide  todos os tipos de remessas com transparência, além de  conectar registros à medida que os itens passam por manipuladores diferentes. No Open Data Marketplaces ou plataformas de código aberto para troca de big data anonimamente, os dados são descritos como a força vital das empresas da Internet, nos governos,  sendo a tecnologia Blockchain usada para aumentar velocidade e a visibilidade no setor público,  auditoria e regulamentação, embora não seja normalmente implementada, pode ser configurada para ser espelho ao público tornando funções regulatórias significativamente mais rápidas e fáceis e, no  seguro,  torna-se mais transparente com condições definidas para pagamentos, na  Internet das Coisas, conecta dispositivos inteligentes à economia compartilhada.