domingo, 18 de setembro de 2022

Blockchain e Bitcoin

O conceito blockchain remete a 1991 através de Stuart Haber e W. Scott Stornetta no artigo "How to Time-Stamp a Digital Document, documento,  que explicam a utilização de cadeia contínua de carimbos data e hora para registrar informações de modo seguro. O Bitcoin foi criado buscando facilitar troca da criptomoeda Bitcoin, no entanto, os primeiros adeptos e inventores descobriram que tinha potencial maior e, com isso em mente, projetaram a blockchain Bitcoin para armazenar mais que dados sobre o movimento de tokens. A tecnologia Bitcoin usa transações P2P, peer-to-peer, que possibilita funcionamento sem que nenhum banco ou terceiro gerencie o movimento financeiro além de permitir que pagamentos online sejam enviados diretamente parte à parte sem passar por instituição financeira. O termo peer-to-peer significa que computadores que fazem parte da rede são iguais entre si, não há 'nós' "especiais" e  todos os 'nós' compartilham o ônus de fornecer serviços de rede, composto por milhares de 'nós' Bitcoin executando o protocolo responsável por estabelecer e proteger a blockchain. A formação de uma rede peer-to-peer possibilita que dados do usuário estão relacionados à pessoa ou entidade com a qual interage, respondendo por manter a rede distribuída funcionando, sendo que as informações sobre a pessoa ou entidade passam da carteira Bitcoin à localização e endereço IP que representa interação ponto a ponto Bitcoin.

O Bitcoin representa um modo de dinheiro digital e sem confiança,  com  movimento para descentralizar serviços financeiros, no entanto,  antes do Bitcoin era necessário que um terceiro confiável mantivesse livro-razão ou sistema de registro dos dados financeiros de uma empresa ou pessoa para registrar quem possuía e quanto, com a rede Bitcoin todos têm uma cópia do livro, portanto, nenhum terceiro é necessário. A transação Bitcoin ocorre na rede blockchain Bitcoin, espaço digital onde ocorre a mineração Bitcoin e a geração de energia hash sendo que o poder de hash ou processamento usado pelo computador ou hardware para executar e resolver algoritmos de hash, sendo tais algoritmos usados ​​para criar novas criptomoedas e permitir que sejam negociadas, processo chamado de mineração. Os proprietários de Bitcoin compram seu suprimento por troca de criptomoedas em plataforma que facilita transações de Bitcoin e outras criptomoedas. O livro descentralizado é o que a rede blockchain faz mostrando que o Bitcoin é um software, ou, conjunto de processos em que os participantes realizam diferentes tarefas. Já, blockchain, é livro digital de transações duplicadas distribuídas pela rede de sistemas de computadores em que cada bloco na cadeia contém várias transações e cada vez que nova transação ocorre na blockchain, um registro é adicionado ao livro de cada participante. Esse banco de dados distribuído é gerenciado por vários participantes usando tecnologia chamada DLT, Distributed Ledger Technology, sendo a  blockchain um tipo de DLT cujas transações são registradas usando assinatura criptográfica imutável conhecida como hash.  As transações são organizadas em blocos e cada novo bloco inclui um hash do anterior, encadeando-os efetivamente,  daí, os livros distribuídos serem comumente chamados de blockchains.

Moral da Nota: a blockchain funciona como livro-razão, rastreando transações Bitcoin sendo auto-verificável e significando que toda a rede de 'nós' ou computadores são participantes da rede, verificando e protegendo cada movimento.  Já os "mineradores" através de seus computadores fazem o trabalho de manter a cadeia e, assim, recebem Bitcoin como recompensa, tais regras, constituem o protocolo Bitcoin. Os mineradores de Bitcoin referem-se aos computadores que resolvem problemas matemáticos complexos para cunhar moeda, ou, máquinas dedicadas à rede que verificam transações e bloqueiam agentes maliciosos, compilam o maior número possível de transações em um bloco verificando o bloco e adicionando à cadeia de blocos anterior através de método matemático e, por fornecer seu poder de computação à rede, são pagos em Bitcoin recém-extraído.