A blockchain Ethereum exibe sucesso em videogames, criptodólares, tokens e DeFi, projetos, que se tornaram realidade e hoje são nomes reconhecidos no universo cripto, apesar de encontrarmos outros claramente enganosos e conhecidos como SCAMS. Destacam-se como bem sucedidos o Decentraland, videogame de realidade virtual com token próprio, mana, de venda de terrenos virtuais e o Gods Unchained, videogame de cartas digitais além do CryptoKitties dentre os intercambiáveis ou videogame que coleciona e cria gatinhos virtuais. O DAI é stablecoin com paridade 1/1 ao dólar americano e a Maker sua plataforma de governança com token próprio, o MKR. A USDC é criptomoeda estável com paridade de 1/1 ao dólar americano e o BAT é token do navegador Brave concedido aos usuários em troca da visualização de publicidade online. Destaca-se ainda o Uniswap, exchange descentralizada que intercambia criptomoedas sem um livro de ofertas através de sistema conhecido como pools de liquidez, um dos projetos DeFi que mais cresceu em 2020 e, o Compound, protocolo que cria taxas de juros aos usuários que seguram certas criptomoedas por determinado período de tempo sem vendê-las, hold.
Dentre os aplicativos descentralizados, dApps, há jogos e tecnologias financeiras disruptivas, aplicações tecnológicas que levaram a plataforma à segunda maior criptomoeda, atrás do Bitcoin com valor de capitalização de mercado em mais de US$ 50 bilhões. O êxito decorre ao fato que a Ethereum é considerada a primeira e mais importante blockchain de segunda geração, decorrente o surgimento do Bitcoin em 2009 com código permitindo realização de uma única função, ou, enviar e receber pagamentos, significando pouca maleabilidade enquanto a Ethereum surgiu em 2015 com característica principal na maleabilidade do código. Desenvolvedores através da Ethereum criam jogos, aplicações de finanças descentralizadas, exchanges cripto e todo tipo de aplicativos não precisando criar blockchain à cada novo aplicativo, bastando montar projetos na Ethereum. Os aplicativos são chamados “descentralizados” significando que os dados dos aplicativos não ficam armazenados em computador central, distribuindo-se através dos computadores da rede Ethereum.
Moral da Nota: são desenvolvidos no ecossistema Ethereum o Axie Infinity baseado em Pokemon com cada um possuindo seu próprio exército de Axies, monstrinhos semelhantes à Pokemons, comprados, vendidos, aperfeiçoados na blockchain Ethereum com suporte da Ubisoft, Samsung, Kyber Network e Binance. A Forsage é plataforma de marketing descentralizado permitindo monetarização de sua rede através de sistema de indicações e, para acessar, deve depositar 0,05 ETH na plataforma gerando um link de referência. O cadastro utilizando o link permite receber em Ether e quanto mais pessoas se cadastrarem tendo o link como ponto de origem, maior será o valor ganho. O Numerai é plataforma de construção do algoritmo de trades no mercado de ações com qualquer pessoa podendo criar modelos algorítmicos de modelagem do stock market, desde aí, usuários competem parar criar modelos que melhor se adequem às flutuações desse mercado. Quanto melhor o modelo criado, maior a recompensa financeira oferecida no token Numeraire, NMR, possibilitando aperfeiçoar os modelos já existentes e, com isso, a plataforma serve como espaço de construção de conhecimento coletivo e descentralizado. O protocolo Uniswap é um dos maiores símbolos das finanças descentralizadas tratando-se de protocolo para prover liquidez de mercados da rede Ethereum, cuja idéia principal gira em torno da liquidez aos projetos de modo automatizado. Para utilizar o protoclo basta conectar a carteira Ethereum e trocar os tokens utilizando contratos inteligentes de plataforma, sem necessidade de intermediário, além do token próprio da Uniswap chamado UNI.
Canto de página: os Non-Fungible Tokens ou NFTs são tendência do criptomundo, tratando-se de itens digitais que se armazenam na blockchain, de caráter único, não podendo ser copiados. A tecnologia é excelente para criar obras de arte, itens de jogo e tudo quanto seja escasso e com a plataforma Rarible que nada mais é que um mercado para compra e venda de NFTs, possibilitando encontrar itens digitais como GIFs, cards digitais, itens de jogos e obras de arte, tudo, na tecnologia Ethereum.
OBS: quanto mais aplicativos e usuários utilizarem a plataforma Ethereum, maior tende a ser o valor do Ether, ETH.