quinta-feira, 7 de outubro de 2021

IA blockchain

No Cardano Summit 2021 foram anunciadas parcerias estratégicas da IOG, EMURGO e Fundação Cardano em novos casos de uso à tecnologia blockchain, com vistas afrontar a Ethereum como plataforma líder de contratos inteligentes. A IOG, Input-Output Global, braço de desenvolvimento da Cardano, anunciou parcerias com a Dish, empresa Fortune 350, que utilizará blockchain Cardano para fornecer identidades digitais, DIDs, em telefones para oito milhões de clientes. A parceria com a ChainLink, rede líder blockchain da oracle, integrando a Cardano e auxiliando desenvolvedores construir contratos inteligentes à aplicativos DeFi seguros, sendo que a Chainlink possui reputação na indústria, atuando como ponte à dados do mundo real, implementando execução automatizada de contratos inteligentes. A atualização EMURGO, braço de investimento da Cardano, com $ 100 milhões em investimentos acelera soluções DeFi, NFT e educação blockchain no ecossistema Cardano. A Cardano Foundation, organização sem fins lucrativos e custodiante da blockchain Cardano, anunciou parcerias que impulsionarão adoção e utilização da blockchain Cardano através da Veritree, empresa de verificação de plantio de árvores e restauração de terras, além da Rival, plataforma líder de esportes e jogos, o UBX, estúdio de risco fintech e fundo do UnionBank das Filipinas e com a AID:tech, empresa de soluções em identidade para finanças, pagamentos e seguros via blockchain.

A IA se insere ao blockchain Cardano através da parceria com a Awakening Health e colaboradores, Hanson Robotics e SingularityNet no desenvolvimento do Grace,  robô enfermeira IA e segundo o U.Today foi descrito pelo pioneiro da IA como "bastante superior", projetado para revolucionar a saúde global via blockchain Cardano, garantindo atendimento em rigorosas diretrizes estabelecidas pela Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde, HIPAA, e a Proteção Geral de Dados, Estrutura de regulamentação, GDPR, para segurança e privacidade. Projetado pela Awakening Health e SingularityNET para cuidados de saúde gerais e idosos, bilíngue em inglês e coreano, simula 48 músculos da face espelhando emoção do paciente, permitirá interações sociais conforme os desenvolvedores do Cardano Input Output HK, IOHK. A integração com a Cardano impulsionará seu desempenho reduzindo tempo de processamento dos biodados, sendo que a rede auxiliará proteger registros médicos tornando o sistema de IA mais seguro e privado.

Moral da Nota: casos de uso Cardano ativados através da plataforma de contrato inteligente Plutus permitiriam grande desenvolvimento, segundo a Cardano, impossíveis pelas limitações do Solidity, isto, consequente a migração parcial de Ethereum à Cardano. O braço comercial EMURGO anunciou lançamento do Astarter, empreendimento DeFi da Cardano, que permitirá hospedagem na rede de mercados descentralizados de câmbio e dinheiro. A IOHK anunciou o “lightwallet” que permite usuários interagir com a Cardano sem acesso à internet sendo que os desenvolvedores acrescentaram que será a “primeira carteira blockchain capaz de realizar transações, manter NFTs, e fazer compras em um único aplicativo móvel”.

Rodapé: pesquisa realizada nas grandes redes hospitalares americanas, mostrou que o sistema não se sustenta decorrente o encarecimento e sofisticação da tecnologia com elevados custos em procedimentos de alta complexidade. A solução visualizada é a medicina na busca por evitar sinistros graves mitigando o envelhecimento da população com ações de IA alíviando custos do sistema.