sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Hidrogênio automotivo

Iniciativas de Célula de Combustível de Hidrogênio são foco da Hyundai, Daimler e Toyota, sendo que a Daimler associada a Lide, desenvolve na Alemanha estações piloto de reabastecimento. As células a combustível de hidrogênio consideradas combustível de grande potencial, apesar de obstáculos técnicos são alternativa viável à aplicações em caminhões de longa distância, cujos três dos principais fabricantes globais de automóveis, caminhões e ônibus fazem movimentos ao transporte movido a hidrogênio.

A Hyundai, lança caminhão-conceito cabover HDC-6 Neptune Classe 8 com célula a combustível de hidrogênio Classe 8, marca de sistema de célula de combustível a hidrogênio dedicado HTwo, dizendo que 'HTwo é nova marca do sistema de célula de combustível de hidrogênio, "líder mundial" do grupo na tecnologia. O HTwo significa "H2", molécula de hidrogênio, cujo lançamento facilitam negócios globais de célula de combustível aumentando ecossistema de hidrogênio, intensificando esforços no seu desenvolvimento de próxima geração. Oferecerá linha de veículos a hidrogênio, navios, carros, caminhões, trens e drones com desempenho e durabilidade aprimorados a preço acessível em arquitetura leve com densidade de energia aprimorada e foco inicial nas principais regiões centrais da Coréia, EUA, Europa e China. A produtora de gás industrial Linde e a Daimler Truck são parceiras no desenvolvimento da tecnologia de reabastecimento de hidrogênio líquido de próxima geração à caminhões movidos a célula de combustível H2, tornando o reabastecimento com hidrogênio mais fácil e prático. O hidrogênio líquido, “sub-resfriado”, “tecnologia sLH2”, permite maior alcance e densidade de armazenamento, reabastecimento rápido e eficiência energética superior em relação ao hidrogênio gasoso usado por outros fabricantes. O processo usa níveis de pressão acima do ambiente e controle de temperatura especial, evitando efeitos de fervura e "retorno do gás" do tanque do veículo ao do posto de abastecimento no reabastecimento, além de não exigir complexas comunicação de dados entre o posto e o caminhão no reabastecimento. O primeiro reabastecimento de protótipo na estação piloto será na Alemanha em 2023, sendo permitido a outras empresas desenvolverem suas tecnologias de reabastecimento e veículos com o novo padrão de hidrogênio líquido estabelecido em mercado de massa global. A Toyota Motor Europe estabeleceu Grupo de Negócios de Célula de Combustível para supervisionar atividades de hidrogênio, apresenta o Mirai, sedã elétrico de célula a combustível de hidrogênio comercializado no mundo em 2014, daí, o desenvolvimento da célula de combustível mais compacto, leve e mais denso em energia. A tecnologia de hidrogênio tem flexibilidade à carros, caminhões, ônibus, empilhadeiras e geradores, barcos e trens, sendo que o Grupo de Negócios de Célula de Combustível da Toyota trabalhará com parceiros da indústria, governos nacionais, regionais e organizações estimulando desenvolvimento de ecossistemas de hidrogênio e permitindo direção ao hidrogênio estabelecido como combustível líder de transporte no mundo.

Moral da Nota: a primeira balsa elétrica a bateria na Noruega construída no estaleiro Fjellstrand com a Siemens, instalou sistema de propulsão elétrica e equipou as estações de carregamento com baterias de íon-lítio por energia hidrelétrica, reduzindo custos com combustível em até 60%. A Siemens e a Norled instalaram três baterias, uma de íon-lítio a bordo da balsa e uma em cada cais, como reserva com unidades de 260 kWh fornecendo eletricidade à balsa enquanto atracada. A bordo, a Siemens instalou sistema de propulsão elétrica BlueDrive PlusC incluindo bateria e direção, controle de propulsão da hélice, sistema de gerenciamento de energia e de alarme integrado. A balsa, de 80 metros de comprimento e 20 metros de largura movida por dois motores elétricos com potência de 450 quilowatts, desenvolvida em alumínio levando o navio pesar metade da balsa convencional apesar das baterias de dez toneladas e capacidade de carga de 360 ​​passageiros e 120 veículos, sendo que o casco tem o dobro da vida útil do casco de aço reduzindo custos de manutenção.