sábado, 16 de outubro de 2021

EUA e clima

Ohio solidifica a reputação de sufocar indústrias de energia limpa com lei do Senado permitindo governos dos condados aprovar resoluções proibindo empreendimentos eólicos e solares, ou, dizer que certas partes de seus condados estão proibidas à projetos eólicos e solares. A lei afasta o controle estatal de grandes projetos eólicos e solares, sendo que o conselho estadual continua analisando e votando nas inscrições com governos dos condados podendo contornar autoridade do estado. Legisladores em Ohio fizeram esforço para controlar combustíveis fósseis, promulgando lei que proíbe governos locais de restringir o uso de gás natural sendo que governos locais foram impedidos pelo estado de tomar medidas que limitariam a produção de petróleo e gás. A nova lei chega em hora que Ohio olha o boom nos projetos solares, com 527 megawatts de energia solar ocupando o 25º lugar no país e, desse total, 193 megawatts estão nos poucos projetos de 10 megawatts ou maiores. O estado está prestes a construir outros 2.924 megawatts em projetos aprovados pelo conselho estadual e não concluídos, incluindo 370 megawatts de projetos em construção, além de 4.505 megawatts com inscrições pendentes ou em fase de pré-inscrição. 

Fazendas solares são construídas para servir empresas de tecnologia como Amazon e iniciativas da cidade como o plano de Columbus de obter 100% da eletricidade de fontes renováveis. Os projetos já aprovados não serão afetados pela nova lei, a menos que solicitem alterações em seus planos, sendo que os legisladores dizem que estão ouvindo os constituintes que sentem que a energia renovável está transformando suas comunidades de modo ruim e transformando paisagens rurais em locais industriais. Ohio não é modelo de política energética com visão de futuro, em 2019 aprovaram resgate de usinas nucleares e movidas a carvão que agora é objeto de investigação de suborno. Em 2014 legisladores aumentaram a distância necessária entre turbinas eólicas e linhas de propriedades próximas, de modo reduzir o número de turbinas que poderiam ser colocadas em um projeto eólico, em consequência, projetos eólicos construídos com licenças estaduais anteriores à lei de 2014 foram autorizados avançar conforme regras anteriores. 

Moral da Nota: no entanto, secas e legislação hídrica desigual no Oregon agravam situação dos agricultores com mais de 71% do estado em situação de seca extrema, com um quarto em situação excepcional, coisa que não chegava nem perto há um ano. O estado sofre consequências da misteriosa lei da água do oeste americano concedendo direitos com base na ordem de chegada e, em meio a seca catastrófica, distritos com recentes reivindicações de água ficaram sem nada enquanto aqueles com pedidos de mais de um século tiveram apenas que cortar gastos modestamente. Na Carolina do Norte o projeto de lítio enfrenta oposição com a Piedmont Lithium Inc. tentando explorar mina para fornecer aos veículos elétricos e armazenamento de bateria, no entanto, não apresentou informações sobre níveis de poeira e ruído ou como a qualidade da água e do ar podem ser afetadas, sendo que as autoridades afirmam ser importante ter fontes locais de materiais essenciais.