A Coréia do Sul Penta Security usa tecnologia DLT, contabilidade distribuída, para coleta, armazenamento e compartilhamento de dados em veículos elétricos, EV, colaborando com a AutoCrypt no desenvolvimento de plataforma visando promoção da segurança, eficiência e proteção ambiental dos veículos elétricos. A Penta Security se associou a AutoCrypt, empresa de segurança ponta a ponta à tecnologias de transporte, no desenvolvimento da plataforma blockchain para coletar dados de baterias EV. A AutoCrypt, solução de segurança para sistemas inteligentes de transporte, ajuda desenvolver a plataforma através de módulo de hardware coletando dados dos veículos. A degradação da bateria é uma das principais preocupações com relatos que autoridades chinesas convocaram a Tesla, líder mundial de EV, para discutir questões de qualidade incluindo incêndios de bateria e outros problemas. As baterias determinam as milhas que o veículo cobre por tempo representando maior proporção dos custos de fabricação dos EV, veículos elétricos, constituídas de lítio, cobalto e outros minerais que precisam descarte adequado e melhores estratégias de reciclagem. A segurança do produto, além das preocupações ambientais, é questão a ser tratada pela indústria de veículos elétricos com prática específica de sobrecarga que leva à falhas da bateria.
O sistema da Penta Security detecta comportamento anormal nos processos de carga e descarga coletando dados sobre temperatura, tempo de carregamento e status de manutenção. A empresa tinha presença forte em segurança de aplicativos e dados web, atualmente com foco na coleta de dados de baterias de EV, veículos elétricos, usando blockchain. A plataforma blockchain detecta comportamento no carregamento e descarregamento de baterias, notificando os proprietários, com anáĺise blockchain entre 100 a 150 pontos de dados por bateria coletados em mais de 1.000 EVs a cada ano, dados, usados para calcular preço futuro dos veículos elétricos. Soluções blockchain da Penta ajudam na reciclagem da bateria, focada na coleta de dados e melhoria da eficiência da bateria e do veículo elétrico como um todo. As soluções de reciclagem das baterias estão disponíveis como o aplicativo de reciclagem de bateria blockchain, Everledger, empresa que trabalhou com a Ford em piloto para rastrear o ciclo de vida da bateria do veículo elétrico via blockchain e IoT.
Moral da Nota: o BTCManager relatou que a Mobility Open Blockchain Initiative, MOBI, em colaboração com fabricantes autommotivos, lançou o VID, sistema de identidade de veículo em blockchain. Importante ressaltar que nas baterias a maior parte do cobalto extraído vem da República Democrática do Congo com quase 20% de minas artesanais usando trabalho infantil, nesta ideia, a Volvo Cars utiliza blockchain para rastrear o cobalto reciclado cujos veículos elétricos são os primeiros a serem fabricados com mineral reciclado e traçado por blockchain. A Circulor, empresa britânica blockchain, usando Hyperledger Fabric e a plataforma Oracle Blockchain, desenvolveu solução DLT que rastreou o mineral da mina à carros na fábrica da Volvo na China. A imutabilidade DLT permite rastreamento confiável sendo que disputas entre empresas de logística e fábricas são resolvidas examinando dados na blockchain. A Volvo aderiu ao projeto blockchain de mineração sustentável da Ford e IBM, que inclui a Volkswagen, enquanto a Circulor possui projeto separado de rastreabilidade à mineração de tântalo com a PRG Resources que fornece a Apple, envolvida no grupo blockchain da Responsible Minerals Initiative. A Apple publicou no início deste ano relatório sobre o uso de minerais de conflito.