domingo, 6 de dezembro de 2020

Notas blockchain

O Portuário do Chile, plataforma de mídia, informou que a Canadian Pacific ingressou na plataforma TradeLens Blockchain para transferência de documentos de envio de contêineres. A publicação informa que trata-se de plataforma API aberta que ajuda criar, modificar e compartilhar documentos com partícipes da cadeia de abastecimento, incluindo destinatários, agências alfandegárias, proprietários beneficiários de carga, operadores de caminhão e companhias marítimas. O artigo do Portal Portuário lembra que a "Canadian Pacific é ferrovia transcontinental no Canadá e EUA ligando diretamento principais portos nas costas leste e oeste. Atualmente lida com mais de 700 milhões de eventos e 6 milhões de documentos/ano, se integrando aos sistemas internos dos usuários por meio de APIs não proprietárias, disponíveis publicamente e projetadas para facilitar a configuração uso”.

Outra nota blockchain é que a empresa de rastreabilidade Blockchain Vottun recebeu na Espanha o prêmio de melhor inovação do BNEW 2020, das mãos do Rei Felipe IV e do Presidente do Governo Espanhol. A Vottun é startup que oferece rastreabilidade e soluções certificadas por meio da Blockchain visando facilitar o caminho da inovação e digitalização às empresas, com clientes que já utilizaram sua plataforma como Banco Santander, Banc Sabadell, Naturgy ou a Câmara Municipal de Barcelona. Com o prêmio espera-se tornar a plataforma conhecida à mais empresas, nesse sentido, acreditam que a blockchain pode ajudá-los a serem mais eficientes e transparentes nos processos de negócios.

Moral da Nota: outra startup de tecnologia blockchain, a Icommunity, foi a primeira empresa de tecnologia blockchain premiada pela rede Netmentora Madrid. Embora com carreira curta, dois anos, obteve reconhecimento entre  uma das Global Startup Top 100, inclusão pela GARTNER no último Relatório sobre "curva de hype, tecnologias emergentes e líderes a seguir" à 2020, além do prêmio de Melhor Inovação, BNEW 2020. A Icomunnity é startup cujos fundadores criaram a plataforma iCommunity Blockchain Solutions, iBS, que leva transformação digital à empresas aprimorando modelos de negócios com facilidade e custo mínimo, focando em rastreabilidade na cadeia de distribuição estabelecendo confiança e transparência aos envolvidos, apoiada no programa de aceleração Telefônica Futuro Aberto e reconhecimentos diversos de inovação da AENOR, Loyalty ou Informa D&B.