terça-feira, 10 de novembro de 2020

Marketing e blockchain

O potencial de transformação blockchain sempre associada ao Bitcoin e moedas digitais, estende além, ampliando escopo de uso da tecnologia. Blockchain não é tecnologia que suporta apenas criptomoedas, mas modo de armazenar informações com segurança, rápida e distribuída. Embora informações nele contidas sejam públicas não são controladas por órgão centralizado, permitindo consumidores gerenciar dados ajudados por criptografia adequada. A violação de privacidade fez consumidores se conscientizarem quanto à segurança e utilização das informações. Leis de proteção a privacidade em diversas partes do mundo, incluindo o Regulamento Geral de Proteção de Dados, GDPR, da UE e a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, LGPD, são marcos que estimulam a tomada de consciência. A partir daí é possível explorar em diferentes setores o potencial da tecnologia, incluindo o marketing.

A tecnologia da cadeia de blocos pode influenciar estratégias de marketing de startups ou pequenas empresas, incluindo proteção de informações pessoais, melhoria da transparência, verificação e procedência, direcionamento preciso, além de proteção de informações pessoais. Profissionais de marketing utilizam essa estrutura caso possam ofertar valor tangível ao consumidor. Nesse conteúdo/produto/serviço o consumidor cede suas informações pessoais, ou seja, sem violação de privacidade, não havendo riscos de penalidades associadas a esse tipo de violação. O cuidado é essencial aos negócios porque processos dessa natureza podem prejudicar ou acabar com uma empresa, caso da telecomunicações alemã multada em US$ 10,5 milhões resultado de violações da privacidade de dados sob requisitos da GDPR introduzidos em 2018. Uma empresa de maneira correta se beneficia do fato em receber informações legitimamente personalizadas, atuais e precisas.

Moral da Nota: a propriedade de dados e mercadorias é foco aos profissionais de marketing, facilitando direcionamento, targeting, mitigando ineficiências. Por exemplo, uma peça de roupa com etiqueta NFC possibilita ao comprador cadastrar e conectar dApp, aplicativo descentralizado, permitindo a empresa enviar notificações, push, ao proprietário da peça conectada na rede blockchain do produto. O chip NFC armazena informações sobre a fábrica, identidade do designer, enviar convite de participação em eventos promocionais exclusivos ou códigos de desconto a produto da mesma linha, permitindo consumidores diferenciar em tempo real produtos falsos dos legítimos. 

Rapidinha: relatório de 2019 da Juniper Research mostra que os anunciantes perderam em fraudes US$ 19 bilhões, levando empresas investir em pesquisa e desenvolvimento blockchain identificando soluções que afrontem a questão. Uma das soluções é a criação de sistema de reconciliação monetária à compra de mídia digital. Outra alternativa é encontrar modos que a tecnologia blockchain pode ser usada no processo de compra, permitindo consumidores negociar diretamente com comerciantes dispensando intermediários através de moeda digital exclusiva.