segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Blockchain e IoT

O Programa Centelha da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia, Fapesb, destina recursos ao projeto "IoTCocoa - Sistema de auxílio a produção de cacau gourmet", utilizando blockchain e IoT, no combate a Vassoura de Bruxa no Cacau da Bahia. Um dos maiores produtores de cacau do mundo o sul da região baiana nos anos 80, disseminou a vassoura de bruxa nas plantações da região levando agricultores à falência. O projeto de Jauberth Weyll Abijaude usa IoT e blockchain no controle e monitoramento, catalogando informações do processo no aprimoramento e pesquisa, auxiliando o desenvolvimento e produção do 'cacau premium'. Foi criada prova de conceito antes de seleção pelo Centelha, com avaliação de desempenho do sistema através do simulador OMNet. O programa selecionou 49 projetos envolvendo novas tecnologias como machine learning, nanotecnologia, inteligência artificial e genética com R$ 1,5 milhão em recursos apoiando os negócios selecionados. No edital Centelha Bahia foram 2047 inscritos e 932 propostas em 86 municípios, com ideias inovadoras em promover avanço na cultura cacaueira.

No conceito em relacionar DLT e IOT, a Bridgestone desenvolveu o primeiro pneu do mundo capacitado com dispositivo IoT, para estimar carga do eixo da roda e condição de desgaste via sensores acoplados no interior dos pneus. Segundo a empresa, os sensores medem mudança da tensão quando um pneu faz em movimento contato com a estrada. Embora os sensores não usem blockchain para comunicação o lançamento abre caminho à DLT, fundamental na troca de informações seguras entre diferentes dispositivos na composição de um produto. O Smart Strain Sensor rastreia pressão e temperatura de inflação dos pneus, mede mudança da tensão em uso enquanto algoritmo é aplicado para converter dados coletados em informações de carga e desgaste, tudo, enviado à nuvem. Além dos pneus com IoT a Bridgestone trabalha com soluções via Tecnologias de Informações e Comunicações, ICT, "promovendo inovação pelo desenvolvimento de modelos de negócios na cadeia de valor". Com blockchain ingressou na Blockchain na Transport Alliance, BiTA, Consórcio envolvido nas melhores práticas no mercado de transporte, logística e cadeia de suprimentos.

Moral da Nota: o Programa Centelha é ação cooperada do Ecossistema de Inovação com execução da Fundação de Amparo à Pesquisa, Fapesb, vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secti, financiado pela Finep e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, MCTIC. Apoiam a Fundação CERTI, o Conselho das Fundações de Amparo, Confap, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ. O Governo baiano investe na implantação e desenvolvimento blockchain com o app de licitações blockchain, utilizado em parceria com o Estado do Rio Grande do Norte, recebendo prêmio internacional pela iniciativa. O SOL, Soluções Online de Licitação, registra na blockchain informações sobre compras, editais, contratos dos governos e atas, desenvolvido com a Caiena empresa de tecnologia e design. Lançado em julho de 2019 reune mil associações de agricultura e cooperativas da Bahia e Rio Grande do Norte, trocando informações sobre bens, serviços e obras com transparência e rapidez, auditado na blockchain, efetivando desde o lançamento 245 contratos e movimentando R$ 2,5 milhões.