Em se tratando de blockchain a raiz de sua sustentabilidade ancora no algoritmo de Consenso, formando base principal dessa tecnologia revolucionária. São capazes de diferenciar todas as categorias de consenso que exista na blockchain ou rede que movimenta informação à milhões de pessoas promovendo facilidades, daí, considerar como ponto inicial da arquitetura. Conceitualmente algoritmo de consenso é um processo de tomada de decisão à determinado grupo, onde cada indivíduo constrói e apóia a decisão que funcionará a todos, ou, forma de resolução onde os indivíduos precisam apoiar a decisão da maioria de modo consensual, gostem ou não. Simplificando, é método de provocar decisões dentro de um grupo. O detalhe é que algoritmos de consenso não apenas concordam com os votos da maioria, mas concordam com um que beneficie ao todo, então, é sempre vitória à rede. Modelos de consenso Blockchain são projetados para criar igualdade e justiça no mundo online, sendo os sistemas de consenso usados para este acordo chamados de teorema de consenso.
São algoritmos de Consenso, a Prova de Trabalho, Prova de Estaca, Prova Delegada de Estaca, Prova de arrendamento alugada, Prova do Tempo Decorrido, Tolerância a Falhas Bizantinas, Tolerância à Falta Bizantina Simplificada, Tolerância à Falta Bizantina Delegada, Gráficos Acíclicos Direcionados, Prova de Atividade, Prova de Importância, Prova de peso, prova de capacidade e Prova de Queimadura. De modo simplificado, Prova de Trabalho é o primeiro algoritmo introduzido na rede blockchain. Este modelo de consenso é usado na comunidade Blockchain para confirmar transações e produzir blocos relevantes à cadeia da rede, sendo que o sistema de contabilidade de descentralização coleta informações relacionadas aos blocos, questão afeta aos nós individuais chamados de mineradores e ao processo de manutenção chamado mineração. O princípio por trás da tecnologia é resolver problemas matemáticos fornecendo soluções fáceis. A utilização como base da Prova de Trabalho se deve ao fato que a PoW, oferece proteção contra DDoS reduzindo a quantia total do montante do minerador e esses algoritmos blockchain oferecem dificuldade ao hacker em sistema que requer poder e esforço computacional. Aí a razão pela qual o hacker invade modelos de consenso Blockchain mas demanda muito tempo e complexidade acabando por tornar o custo muito elevado. No entanto, nenhuma mineradora decide sobre a rede como um todo porque a tomada de decisão não depende de dinheiro, mas da quantidade de poder computacional que se demanda aos novos blocos. O detalhe é que focados neste conceito trabalham os chineses.
Moral da Nota: o algoritmo de consenso blockchain foi introduzido com o advento do bitcoin antes de qualquer outra criptomoeda, sendo que modelos de consenso permitiram mudanças na complexidade dos gargalos com base no poder geral da rede, sendo que o consenso demora 10 minutos para criar um novo bloco. Outro usuário de algoritmos blockchain é o Ethereum que usou provas de trabalho em seus grandes projetos, no entanto, passou para uma outra prova chamada de participação.