quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Mercado financeiro e blockchain

A parceria Nasdaq/R3 Corda fornece infraestrutura blockchain gerenciando ativos na Nasdaq. A R3 é empresa de tecnologia blockchain corporativa que oferece o Corda, plataforma de próxima geração inserida na tecnologia de contabilidade distribuída, líder do setor. A R3 fornece infraestrutura na criação de ledger corporativo, usa o ecossistema para criar mercados de emissão, gerenciamento de ativos digitais além de negociação e liquidação. A integração de sistemas ledger blockchain Corda na estrutura financeira Nasdaq com ferramentas de classificação do mercado de capitais, incluindo sistemas de datacasting, vigilância, software pós-negociação e correspondência. A Nasdaq fornece tecnologia à mais de 120 mercados depositários de valores mobiliários, câmaras de compensação, reguladores e bolsas de ativos digitais.

A iniciativa CVM que permite tokenização em ambiente regulado, Sandbox, insere a Comissão de Valores Mobiliários, apoiada no LAB, Laboratório de Inovação Financeira, na experiência reguladora de evolução do mercado brasileiro. A CVM integra iniciativas educacionais em finanças sustentáveis e inovação financeira com o Sandbox Regulatório, anunciado em 2019 como ambiente controlado em que autoriza 'teste' de emissão e negociação de valores mobiliários. O Sandbox Regulatório foi normatizado através da Instrução CVM 626, editada em 15/5/2020, divulgado no site da Autarquia, lançando página com lista de Perguntas e Respostas tornando claro o funcionamento do ambiente. Podem ser apresentados projetos de tokenização, blockchain, criptomoedas entre outros. Importante lembrar que a iniciativa Sandbox não restringe projetos de criptomoedas, um dos temas que pretende abordar.

Moral da Nota: a Nasdaq foca conquistar empresas brasileiras através da tokenização e blockchain. A parceria aumenta esforços impulsionando  negociações de ativos digitais, rivalizando com mercados tradicionais. A colaboração da bolsa amaericana com a R3 é parte da tentativa Nasdaq em redesenhar-se como bolsa de tecnologia. Bom lembrar que a admissão no Sandbox permite autorização temporária no desenvolvimento de modelo de negócio inovador, podendo receber dispensas de requisitos regulatórios para reduzir ônus de conformidade com regras vigentes estabelecidas pela Autarquia. A Blockchain tem usos no mercado de valores imobiliários, podendo criar plataforma via contrato inteligente, permitindo emissão por terceiros possuidores de valor mobiliário, exemplo, que pode ser analisado no Sandbo