Em Bangladesh, relatórios da New Age informam que o Standard Chartered Bank emitiu Carta de Crédito pela rede blockchain Contour, primeira transação comercial no país. A Carta de Crédito é para a exportadora de roupas prontas Viyellatex Ltd, que através de rede blockchain, importou itens têxteis da Viyellatex Spinning com o Standard Chartered atuando como emissor do requerente e consultor ao beneficiário da Carta de Crédito, sendo que a transação não envolve papelada pois foi conduzida digitalmente na blockchain da Contour. A Contour é construída sobre a blockchain Corda da R3 oferecendo rede comercial distribuída melhorarando transparência dos dados, mitigando custos de administração e reduzindo atrito no comércio global. O Standard Chartered é membro fundador da rede Contour capaz de alavancar o protocolo blockchain simplificando o processo de emissão de Carta de Crédito, cuja emissão na Contour envolve ciclos de liquidação mais curtos, solução rápida de discrepâncias e triagem simplificada de sanções.
Inserido no tema blockchain Ásia, a indústria alimentícia dos EAU poderá pesquisar cadeia de suprimentos à determinada cadeia de suprimento, obtendo produtos da Índia através do Agriota E-Marketplace. A nova plataforma emprega tecnologia blockchain, auxiliando agricultores indianos e a indústria de alimentos do país. O Agriota E-Marketplace dará transparência pela verificação da cadeia de abastecimento de alimentos das fazendas da Índia à empresas de processamento de alimentos nos Emirados Árabes Unidos. Permitirá agricultores indianos conectar diretamente com a indústria de alimentos e empresas nos EAU, capazes de oferecer frutas, vegetais, cereais e especiarias, considerando que a Índia exportou mais de US$ 1 bilhão em produtos alimentícios aos EAU.
Moral da Nota: a tecnologia blockchain aumenta a eficiência comercial reduzindo tempo de resposta no processo de emissão da Carta de Crédito que não é nova para o Standard Chartered, já que em agosto de 2019, participou de piloto da primeira Carta de Crédito internacional blockchain à empresas da indústria petrolífera. Em setembro deste mesmo ano, o HSBC Bank concluiu sua primeira transação de Carta de Crédito movida a blockchain atrelada ao