Governo e Serviços de Governança é a ideia das autoridades chinesas em relação a blockchain através do "Plano de Ação ao Desenvolvimento Blockchain de Três Anos", no período de 2020 a 2022, baseado no relatório de pesquisa "Blockchain que impulsiona o crescimento dos serviços governamentais chineses inteligentes na via rápida” do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento de Cidades Inteligentes da China, SIC. O relatório indica que em termos de disponibilidade on-line e coleta de dados administrativos, os serviços governamentais estão “na vanguarda global” e todo o potencial desses recursos não foi empregado por problemas como “ilhas de dados”, fragmentação de dados administrativos e falta de conexão na infraestrutura de informações. A agência de notícias Xinhua, relata que o Presidente do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento de Cidades Inteligentes avisa que a blockchain mudará relacionamentos produtivos tradicionais, apresentando desafios ao sistema administrativo do estado e sua capacidade administrativa.
Segundo o relatório da SIC, o mercado de governo eletrônico chinês começou a crescer em 2008 mantendo expansão anual de mais de 10%. Em 2018, o mercado de serviços de governo eletrônico da China ultrapassou 300 bilhões de yuans, prevendo crescimento anual de 13% nos próximos cinco anos. Segundo o CEO da Huobi China, a blockchain permitirá conexão de "ilhas de dados" em assuntos governamentais através da coordenação de contabilidade distribuída, verificação de identidade pessoal, rastreabilidade e prevenção de adulterações, permitindo rastreamento de dados, esclarecimento de direitos e responsabilidades além do gerenciamento de dados governamentais por todo o ciclo de vida.
Moral da Nota: o Governo de Pequim destacou 12 estudos de caso de aplicativos blockchain, incluindo a Plataforma de Blockchain de Logística Internacional de Conveniência Aduaneira Jing-Jin-Ji do Departamento de Comércio de Pequim, o sistema de informações de identificação eletrônica corporativa blockchain do departamento de regulamentação financeira municipal de Pequim, a plataforma de serviços financeiros empresariais à pequenas e médias empresas do distrito do Haidian que reduz o envio de dados corporativos em 80% e o tempo necessário para abrir contas bancárias em 40% e por fim , a utilização pelo departamento financeiro municipal de Pequim da blockchain para faturas eletrônicas, fapiao nas áreas de assistência médica e doações de caridade.
Rapidinha: Existe a crença chinesa que a blockchain possibilitará na Economia Digital novos modelos de administração governamental, além do estabelecimento de sistema administrativo modernizado e atualizações na capacidade administrativa moderna, desenvolvendo governança inteligente, possibilitando entrada no mercado pela via rápida.