quarta-feira, 26 de agosto de 2020

E-Voting

Segundo o Deccan Chronicle, Telangana, estado no sul da Índia, quer usar Blockchain visando votação eletrônica  desenvolvendo plataforma eletrônica blockchain para E-Voting, votação remota, a nível estadual e nacional. Em webinar da Comissão Eleitoral indiana e Tamil Nadu E-Governance Agency, o secretário de Tecnologia da Informação sugeriu experimentar o voto eletrônico blockchain em pequena escala e ampliar sua implementação. A Comissão Eleitoral, Ministério de Eletrônica e TI, a plataforma de engajamento do cidadão indiano MyGov e indústria blockchain participaram do webinar. Discutiram uso da DLT na implantação da plataforma para outros estados da Índia, via persuação de órgãos menores como sociedade civil, bairros e associações esportivas realizarem eleições internas na plataforma.

Neste conceito, o aplicativo de votação blockchain IOST será utilizado pelo Sanseito, partido político japonês, usando os benefícios da tecnologia para votação. Guild Votting é o  aplicativo de votação digital, utiliza contratos inteligentes IOST trazendo confiabilidade e transparência a votação. O Sanseito demonstrou confiança no Guild Votting que funciona com a tecnologia IOST Blockchain, apoiando mais de 5 mil membros que fazem propostas de política partidária. A IOST é Blockchain de alto rendimento voltado à empresas, desenvolveu o aplicativo fornecido por líderes e desenvolvedores da comunidade principal da PHI-IOST no Japão. A política pública do Sanseito gira no envolvimento da comunidade, valorizando vozes e ideias de todos seus membros, tem crescimento rápido no número de membros e apoiadores. A filiação partidária em crescimento exponencial, tornou necessária a solução de digitalização garantindo confidencialidade e segurança dos dados. O Aplicativo tem interface simples e intuitiva permitindo usuários realizar tarefas, incluindo criar/sugerir agenda, projetar formato de votação, definir taxa de participação e taxa de votação obrigatórias à aprovação. Oferece estrutura descentralizada anônima e propõe nova forma de organização baseada em projetos.

Moral da Nota: casos de uso podem convencer outros governos estaduais usar blockchain já que, segundo eles, tecnologia blockchain não é tão difícil quanto parecia na superfície, um exemplo é a iniciativa T-Chits do governo de Telangana que usa blockchain no gerenciamento de fundos de chit no estado, um fundo de caixa, versão indiana de um esquema de poupança e crédito. O estado de Telangana planeja estabelecer-se como hub ao desenvolvimento blockchain, criando distrito para startups, oferecendo benefícios fiscais, subsídios de recursos e concessões financeiras. O jornal local The Hindu Business Line informa que o objetivo é o estabelecimento de ecossistema blockchain e institutos de pesquisa, desenvolver aplicativos no setor bancário, serviços financeiros e seguros, farmacêutico e saúde, logística, gerenciamento de cadeia de suprimentos e soluções para governo. A estratégia será oferecer concessões e benefícios, incluindo redução de impostos, subsídios de armazenamento em nuvem patrocinados pelo estado e concessões financeiras. Terá como objetivo estabelecer espaço de trabalho conjunto, escritório de ligação internacional, incubadora para startups em estágio inicial, sandbox regulatório e instituto de P&D em Telangana.

Rodapé: a questão na Índia é que o status e o futuro das criptomoedas parece cinzento e complexo, levando bolsas domésticas fechar serviços decorrente pressão regulatória.