domingo, 28 de junho de 2020

Voto, privacidade e segurança

A WinterGreen Research e a GBA, Government Blockchain Association, utiliza tecnologia blockchain implementando aplicativo de votação para "tornar a fraude detectável". A presidente da WinterGreen Research espera que a pandemia do COVID-19 acelere adoção dizendo que o aplicativo de votação digital, assim como o mercado de telemedicina, foi ofuscado pela prestação de assistência virtual da Cisco WebEx e Zoom. No entanto, as mesmas forças impulsionadoras do mercado que afetam a votação, afetam a prestação de assistência médica. A pesquisa da WinterGreen começa treinar funcionários eleitorais a nível local, sendo que a votação virtual é solução mais recomendada ao distanciamento social e mitigação da disseminação do COVID-19. A aplicação explora várias cadeias de blocos privadas e o desenvolvedor do GBA trabalha nos padrões blockchain para o aplicativo e a WinterGreen Research treina autoridades eleitorais, caso o aplicativo seja adotado nas eleições americanas de novembro dependendo da evolução da pandemia.
Por conta da pandemia da COVID-19 que bloqueou a capacidade de enfrentamento e deliberação do Congresso americano, situação que forçou reconsiderar como a legislatura nacional opera em tempos de crise. Nota do Senado indica que votação blockchain poderia ser parte da solução, no contexto da “Mesa Redonda de Continuidade das Operações do Senado e Votação Remota em Tempos de Crise”, evento realizado pelo Subcomitê Permanente de Investigações liderado pelo senador Rob Portman, de Ohio. O comunicado “o vírus da COVID-19 fechou grandes setores de nossa sociedade, incluindo funções do Congresso”, pela regra, as duas câmaras se encontram pessoalmente para fechar negócio, incluindo audiências de comissões, deliberação de tetos e votações. O evento destacou duas áreas principais que a tecnologia solucionaria, autenticação e criptografia, assegurando que apenas senadores votem e invasores externos não atrapalhem o processo. Outras questões de segurança para a votação remota blockchain no Senado, incluem vulnerabilidades das falhas criptográficas e de software.
Moral da Nota: empresas implementam blockchain para ajudar a Estônia a realizar eleições completamente on-line. Com seu registro distribuído criptografado, a blockchain pode transmitir o voto de forma segura e verificar sua correção. Fornece ambiente seguro e transparente à transações e registro eletrônico inalterável dos votos, reduzindo riscos de contagem incorreta.