A IBM desde de 1920 registrou mais 140 mil patentes nos EUA e segundo o IFI Claims Patent Sevicie, em 2019, mais de 8.500 inventores de 45 estados americanos e 54 países contribuíram ao recorde 9.262 patentes nos EUA, marco nas patentes já concedidas, em liderança de 27 anos consecutivos. A Corporação liderou em áreas-chave de tecnologia, como IA, blockchain, computação em nuvem, computação quântica e segurança registrando mais de 1.800 patentes de IA, incluindo método de ensino aos sistemas de IA em como entender e deduzir nuances e implicações de certos textos ou frases além de outros conteúdos relacionados. Liderou o número de patentes blockchain registrando o conceito de ajuda a resistência de 'ataques de repetição' em que o invasor copia e usa informações de assinatura em transação blockchain, para realizar outras transações blockchain não autorizadas. Na tecnologia em nuvem, registrou mais de 2.500 patentes incluindo método de gerenciar plataformas de computação em nuvem e não em nuvem, organizando e simpliicando tarefas e solicitações de entrada em nuvem auxiliando a migração à plataformas de nuvem híbrida.
Por sua vez, a IBM ingressou na LOT Network Inc passo à frente em relação à inovação aberta e administração responsável da tecnologia, uma comunidade de empresas sem fins lucrativos criando barreira protetora aos membros contra entidades de afirmação de patentes (PAEs). Os PAEs adquirem patentes de terceiros e alguns tentam monetizar via processos judiciais contra possíveis infratores, dificultando e encarecendo a inovação. São mais de dois milhões de ativos de patentes na rede LOT, evitando que a PAE não processe os membros por suposta violação dessa patente. Com esta associação a Corporação adiciona mais de 80 mil patentes e pedidos de patentes sob proteção da LOT Network, protegendo inovações à IBM e seu ecossistema de clientes, desenvolvedores e empresas do setor.
Moral da Nota: 2019 foi o ano que a IBM adquiriu a Red Hat, membro fundador da LOT Network, fornecedor líder de soluções empresariais de software de código aberto. A Red Hat protege a inovação na comunidade de código aberto sendo administrador responsável de patentes, concordando em licenciá-las para outros membros da LOT Network, caso caíam em mãos de um PAEs.