quinta-feira, 7 de maio de 2020

Mercado do Café

A National Coffee Association e a Specialty Coffee Association of America, pesquisam anualmente sobre o consumo de café dando ideia do mercado consumidor americano. Dados da última pesquisa sobre o consumo mostram que 50% dos americanos com mais de 18 anos bebem café diariamente. Os EUA importam mais de US$ 4 bilhões em café/ano, consomem 400 milhões de xícaras de café/dia tornando o país principal consumidor de café do mundo. O café expresso tem preço médio de US$ 3,45, enquanto o preço médio do café fabricado é de US$ 2,38. Durante o café da manhã se consome 65% de todo o café diário, 30% entre as refeições e os 5% restantes em outras refeições, sendo que 35% dos consumidores preferem o café preto e 65% adicionam açúcar ou creme. O consumo masculino de café é igual ao feminino na média de 1,6 xícaras de café puro por dia, enquanto bebidas diárias especiais de café incluem café com leite, café expresso, café mocha, cappuccino, bebidas de café congelado/gelado representando 30 milhões de pessoas. 
O rastreamento na cadeia de suprimentos do café tem peculiaridades de implantação e escalabilidade ao lado do desenvolvimento de projetos através dos aplicativos de rastreabilidade visando o agricultor. Dentre exemplos de players que participam da rastreabilidade e projetos de sustentabilidade está a RGC Coffee, importadora privada de café verde, fornecendo conhecimento a torrefadores e varejistas nos mercados premium e especial. Promove desenvolvimento sustentável preservando e aprimorando comunidades e ecossistemas onde o café desenvolve, através do Programa de sustentabilidade RGC Coffee 3E, Elevate, Empower, Elevate, com 23 projetos em 5 países latino-americanos promovendo bem-estar social aos agricultores, famílias e comunidades. Outra empresa é a Volcafe Ltd. fornecendo grãos à mais de 80 milhões de xícaras/ano, desenvolve o Projeto café sustentável Volcafe Way em que 250 agrônomos auxiliam alcançar a sustentabilidade econômica do agricultor. 
Moral da Nota: o fluxo de informações na cadeia de suprimentos de café é altamente restrito e fragmentado, dificultando desenvolvimento eficiente de ponta a ponta da cadeia de suprimentos. Cada participante da cadeia de suprimentos só pode rastrear e documentar seu segmento de jornada registrada com seu próprio sistema de dados. Essa incongruência na cadeia de suprimentos, oferece elementos de oportunidade em alterar dados que geralmente resultam em falsificação e roubo.