segunda-feira, 11 de maio de 2020

A Baidu

A Baidu lançou blockchain para desenvolvedores de pequenas e médias empresas criarem aplicativos descentralizados ou dapps. Traduzido do chinês como Open Network, permite usuários desenvolver e implantar aplicativos sem criar suas próprias plataformas blockchain. A rede Xuperchain tem 3,5 milhões de usuários processando mais de 450 milhões de transações com sete masternodes, incluindo a Universidade Tsinghua e o gigante dos serviços de streaming iQiyi ajudando e verificando transações na plataforma. Relatório da mídia chinesa do STCN, jornal diário estatal, informa que o projeto se insere na rede Xuperchain da blockchain corporativa da Baidu. Se enquadra na adoção blockchain pelo governo chinês e desejo em incentivar na China utilização da tecnologia por empresas menores. O custo do uso do novo serviço, segundo a Baidu, deve chegar a US$ 14 centavos ou 1 yuan para simplificar criação de aplicativos permitindo clientes utilizar modelos de contratos inteligentes e outros componentes funcionais aumentando eficiência.
Já o governo de Guangdong lançou plataforma de financiamento blockchain para pequenas empresas receberem mais rapidamente empréstimos de bancos comercais, projeto apoiado pela OneConnect, fintech apoiada pela seguradora chinesa Ping An Insurance. A plataforma simplifica processos de empréstimos por bancos comerciais à pequenas empresas com perfis mais detalhados e confiáveis, fornecidas por sua rede blockchain incluindo classificações de crédito. A Ant Financial, usuária da plataforma, através da rede blockchain ‘Ant Blockchain Open Alliance’, apoiará startups enquanto a OneConnect apresentou oferta pública inicial de US$ 468 milhões nos EUA. A plataforma classifica crédito para pequenas e médias empresas baseada em informações financeiras e administrativas de rede blockchain de 26 agências governamentais como a Administração Estatal da Indústria e Comércio. Com a plataforma, pequenas empresas usarão registros de propriedade intelectual e comércio de importação e exportação solicitando fundos de bancos comerciais e combinando empresas com 319 produtos financeiros dependendo das situações financeiras.
Moral da Nota: em fevereiro 2020, o Baidu Cloud lançou o Baidu Blockchain Engin,BBE, focado na resolução de problemas de armazenamento e computação para desenvolvedores quando tentam criar aplicativos. Estreou a plataforma Blockchain como serviço,BaaS, em janeiro de 2018, fornecendo infraestrutura blockchain para aplicativos exigindo de empresas e desenvolvedores seu próprio blockchain. O Baidu lançou ainda versão beta pública de sua própria criptomoeda chamada Xuperchain. Quanto ao Ant Blockchain Open Alliance, reduz custos e expande alcance de serviços em diferentes setores como finanças e saúde para base maior de usuários. A plataforma coletou informações de mais de 11 milhões de empresas e 129 instituições financeiras, processou três transações entre startups locais de tecnologia e bancos comerciais incluindo o Banco de Comércio Industrial da China, o Banco de Construção da China e o Banco Ping An. A empresa trabalha em outros projetos blockchain incluindo aplicativo de rastreamento de alimentos e sistema para monitorar produtos agrícolas em parceria com a Bayer.