A Saúde digital integra tecnologia da informação e comunicações eletrônicas nos processos de saúde, melhorando atendimento, gerenciamento de doenças e experiência de assistência médica. Se inserem a telessaúde, dispositivos médicos, sistemas de assistência médica, aplicativos médicos, análises de assistência médica, etc. Daí, fornecedores de tecnologia em saúde digital e especialistas em saúde discutirem e apresentarem inovações, atualizações e avanços na saúde digital. A Digimind, empresa sediada em Nova York, Paris, Cingapura e Rabat, atende mais de 600 clientes no mundo, incluindo LinkedIn, Sony, McCann Worldwide e Lexus e através do Digimind, software de escuta social e inteligência de mercado alimentado por IA, analisou as tendências da saúde digital em tópicos de interesse e impacto nas empresas de saúde, consumidores e pacientes. Trata-se de software de escuta e inteligência competitiva de mídia social, projetado para acelerar a transformação digital e segundo a Forrester e a Gartner, é a melhor tecnologia para transformar dados sociais e online de negócios, permitindo profissionais de marketing planejar, executar e analisar estratégias de marketing. O relatório envolve Big Data e Análise, Inteligência Artificial/Machine Learning, Internet das Coisas Médicas, IoMT, Telemedicina, Realidades Virtuais e Aumentadas, Blockchain, Monitoramento de Mídia Social em tecnologias a serem adquiridas ou parceiras.
Em relação ao domínio público da Internet, o estudo identificou e previu tecnologias e inovações na vanguarda da saúde digital em 2020. Dentre as empresas de saúde digital analisadas o relatório sugere que serviços de saúde digital com IA dominarão o ano que entra. A avaliação das hashtags da saúde digital mostrou que inteligência artificial, IOT, aprendizado de máquina, blockchain, robótica e fintech foram principais tópicos de interesse. Governos e empresas de saúde são os principais investidores, com grandes empresas de tecnologia como Google, Microsoft e Tencent, escalando esforços na saúde digital. A expansão do ecossistema na área da saúde pelos gigantes da tecnologia, implicará em emergências novas e inovadoras com novos produtos e serviços, oferecendo aos partícipes tradicionais parcerias no crescimento da empresa e necessidades.
Moral da Nota: em 2018, o mercado global de saúde digital foi de US$ 144,2 bilhões esperando até 2024 US$ 393,3 bilhões ou crescimento de 18% entre 2019-2024. A década passada viu inovações como telemedicina, big data e realidade virtual, ao passo que os potenciais da IA e big data em nuvem são os principais fatores que impulsionarão o crescimento do mercado. O apoio governamental e políticas favoráveis à adoção de soluções digitais de saúde aumentam a demanda pela tecnologia, por exemplo, incorporação de UTIs eletrônicas por órgãos publicos permitindo monitoramento remoto com câmeras bidirecionais, Internet de alta velocidade e dispositivos eletrônicos. Importante lembrar que decorrente a crescente população geriátrica, o aumento dos gastos com saúde e a prevalência de doenças como a Doença Pulmonar Crônica e diabetes devem impulsionar o mercado.