sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Blockchain corporativo

A democratização do conhecimento através da internet possibilitou quebra de barreiras nas velocidades de processamento de transações, desenvolvendo criptografia mais avançada e garantindo transações seguras, contribuindo na promoção da blockchain à empresas com milhões de linhas de código-fonte aberto. Desde 2016 a IBM desenvolve blockchain com clientes em serviços financeiros, na cadeia de suprimentos, no governo, varejo, no gerenciamento de direitos digitais e assistência médica implementando aplicativos blockchain e operando redes ao vivo e em produção. Como membro do Hyperledger faz esforço colaborativo de código aberto, criando e avançando tecnologias blockchain entre indústrias. A IBM Blockchain Platform na nuvem tem recursos de ponta a ponta aos clientes para ativar, desenvolver, operar, governar e proteger redes de negócios. 
Nestes conceitos, a cooperativa de varejo finlandesa S-Group testa solução de radar Pike-perch baseada na tecnologia IBM Blockchain, para melhorar a experiência do cliente rastreando peixes de água doce com QR Code na embalagem "Kotimaista-kuhafile" ou acessando site de rastreamento. A Telefônica e a IBM colaboram no desenvolvimento de prova de conceito em blockchain, POC, para resolver gerenciamento do tráfego internacional de chamadas telefônicas móveis. Otimizará veracidade e rastreabilidade das informações geradas por diferentes provedores de serviços, encaminhando chamadas internacionais. A Central Depositária de Valores Mobiliários da Polônia ou Krajowy Depozyt Papierow Wartosciowych, KDPW, implementou solução eVoting incentivando maior participação acionária do varejo nas Assembléias Gerais Anuais da companhia, AGM, assegurando transparência das agendas AGM e votação.
Moral da Nota: a blockchain tem capacidade de reunião dos grupos partícipes da rede com abordagem de plataforma colaborativa. Se consolida em confiança e transparência no gerenciamento ótimo da reconciliação de tarifas de roaming internacional, na garantia de identidade digital e em diretrizes bancárias sobre comunicações com clientes.