O Grupo SEED, escritório privado do Sheikh Saeed bin Ahmed Al Maktoum, firmou parceria com a Fundação Fantom, plataforma de contrato inteligente baseada em DAG, que opera como infraestrutura de TI no conceito Smart City em busca de escalabilidade e tempo de confirmação da tecnologia blockchain, melhorando capacidade e serviço local, nacional e regional. O SEED Group criará parcerias com organizações multinacionais, acelerará sua entrada e presença no mercado sustentável dentro da região MENA (Oriente Médio e Norte da África), tendo sido ponto-chave no sucesso de todos parceiros na região, ajudando-os a alcançar clientes-alvo acelerando negócios.
A Fundação Fantom através da infra-estrutura de TI utilizando blockchain da DAG permite consenso rápido, imutável e seguro. O Fantom Protocol é ideal para aplicações complexas de alta taxa de transferência, compartilhamento de dados, transações máquina a máquina e smart city, como serviços públicos, educação, governamentais, gerenciamento de tráfego, telecomunicações, saúde, ambiente e gerenciamento de recursos. O Fantom através de plataforma escalável de código aberto abre caminho à infraestrutura confiável, transações em tempo real e compartilhamento de dados. A iniciativa “Smart Dubai” da fundação Fantom tornará Abu Dabi líder mundial como “primeira cidade totalmente equipada com blockchain" até 2021, oferecendo tecnologia e serviços em várias indústrias do setor público e privado.
Em 2013 o governo dos Emirados Árabes Unidos fundou a iniciativa Smart Dubai, projeto que busca fornecer inovações tecnológicas aos processos governamentais. A iniciativa melhora eficiência na tecnologia blockchain incluindo transição a sistemas digitais, permitindo pedidos de visto, pagamentos de contas e renovações de licenças. A blockchain otimizaria até 25 milhões de horas de produtividade econômica, eliminando processamento de documentos em papel, beneficiando indústria do turismo na qual viajantes internacionais acessarão passaporte pré-aprovado, vistos e liberações de segurança. A locomoção urbana será melhorada através de licenças a motoristas e aluguel de carros aprovados, conectividade sem fio e carteiras digitais temporárias pré-autenticadas.
Moral da Nota: soluções blockchain têm limitações que impedem sua ampla aplicabilidade na vida real, devido tempos de confirmação lentos e altas taxas de transação. Cidades inteligentes blockchain exigirão compartilhamento de dados em tempo real, fornecendo eficiência e criando oportunidades econômicas.