Plataforma de criptografia para aplicativos financeiros como gastos, troca de moedas, fichas e armazenamento, remete ao conceito de Zerobank estando baseada no Vietnã e criada pela Zero Exchange, LTD. A troca de moeda se dá sem intermediários através do ZB Token (ZB), Token ERC-223 na blockchain Ethereum. O ZB Token construído no padrão ERC-223 da Ethereum, versão atualizada, usada em projetos como OmiseGO e Basic Attention Token. Contabiliza tokens enviados a endereços pelos pedidos nos contratos do ERC-20, simplificando a transferência. O ZB é intermediário de depósito em transações cambiais, pagando taxas ou negociado como criptomoeda no mercado geral. Pode ser armazenado em carteira compatível com ERC223, como MyEtherWallet, Trust Wallet e hardware da Trezor e Ledger. Mais de 85 milhões de dólares em ZB são negociados diariamente em ZB.com e ZBG, EXX e Hotbit.
A indústria de viajens de 8,8 trilhões de dólares, segundo o World Travel and Tourism Council, é a grande beneficiária do projeto. Turistas, imigrantes e empresas multinacionais trocam sua moeda estrangeira de modo barato e confiável. Neste espaço, o Zerobank trabalha aliviando problemas nas remessas de pagamento seja pela criptograia ou decreto. Empresas como Coineal, Ameertech e QFPay se associam ao projeto embora não aceito nos EUA. O Zerobank Wallet foi lançado em 2019 para Android e iOS, se concentrando em Carteira digital multifuncional com moeda fiduciária e criptomoedas, negociações fiat e over-the-counter (OTC), além de doações de caridade à indivíduos e organizações. Cada transação normalmente leva um intermediário, especialmente em moedas fiduciárias abrindo espaço ao Token.
Moral da Nota: transações financeiras pedem intermediário. Nos EUA, cerca de 26 bilhões de dólares por ano são enviados por mexicanos com tarifas em espiral de crescimento. O conceito Zerobank, busca remover os bancos permitindo pagamentos diretos entre pessoas e empresas. Por exemplo, o usuário pagaria um hotel na Itália, alugaria um carro em Cingapura e almoçaria nos EUA, utilizando qualquer moeda com taxas de câmbio irrisórias. A estrutura é a plataforma Zerobank através de agentes aleatórios de verificação das transações por contratos inteligentes armazenados no Ethereum. O Zerobank para funcionar necessita aprovação governamental em cada país que opera, usa a tecnologia de contrato inteligente e foca na remessa de pagamento entre duas moedas diferentes.