De modo resumido 'semita' remete a descendentes de Sem, personagem do Gênesis, um dos filhos de Noé a qual se associa Abraão, que teria herdado o sacerdócio e a Palestina. O termo 'antisemitismo' remete a 1879 como hostilidade contra judeus, ódio gratuito, abrangendo antiguidade, idade média e modernidade. Se sofisticou na agitação política, social, econômica contra tendências liberais da política nos séculos 18 e 19, através da igualdade de direitos, livre comércio, democracia constitucional, socialismo, capitalismo financeiro e pacifismo, ideias associadas aos judeus. A coisa é velha, exemplo é o termo russo pogrom que descreve ataques anti judeus, muitos, apoiados pelo governo. O ódio ganha mais força na segunda metade do século 19, legitimado na Europa por teorias da conspiração inseridas no nacionalismo exacerbado como o xenófobo Voelkisch, movimento cultural alemão. Atualmente o termo abrange os palestinos, associados ao islamismo, por conta do atoleiro político na região.
Vale dizer ainda que na segunda metade do sec. 19, na Alemanha abriu-se espaço ao nascimento do Sionismo, movimento político-militar de ocupação e estabelecimento de colônias judaicas na Palestina, com expulsão dos que alí viviam. Prosperou com apoio inglês e europeu pela forte presença comercial judaica. Não se pode ignorar o movimento racial manifesto na Europa no sec 19 e 20 por parte da nobreza e setores da elite, influenciando o sionismo sob o ponto de vista racial. Outro detalhe é a confusão entre raça e religião relacionada ao judaísmo e outras nacionalidades como no Anglicanismo por exemplo, em que Ricardo e Disraeli foram o que foram por conta da conversão. O final da segunda guerra, trás de volta o nazifacismo remanescente com a criação do clube de Bildesberg, cujo fundador um nobre europeu, não escondia sua racialidade nazista. Talvez o evento mais emblemático do 'modus operandi' fascista em tempos de paz, foi a acusação do Senador McCArthy ao Gal. Marshal de ser comunista ou simpático. A razão foi o fato do General americano não ter marchado a Berlim respeitando o Tratado de Ialta, aguardando a chegada dos russos. O contrário, teria dado início a terceira guerra que seria vencida pelos americanos pois a bomba atômica já estava operacional; é assim! A derrota nazista na Europa não convenceu sua metamorfose se abrigando em movimentos partidários como Miterrand e De Gaule, da primeira hora de Vichy. Sem falar dos latinos americanos.
Moral da Nota: entre nós, Vargas não escondia a preferência por métodos facistas muito pela influência italiana, vista no Integralismo na busca pela raça brasileira. Vale dizer que o integralismo nacional não se assume anti judeu, pois a modernidade com a criação do estado de Israel aceitou o sionismo no movimento racial americano. Aí mora o perigo, judeus da diáspora, não raciais, não israelenses, não inseridos no sionismo, ficam expostos na questão política envolvendo o sionismo na Palestina. Para terminar, se perguntar a dois judeus o que é ser judeu, três respostas serão obtidas, mas se perguntar aos mesmos dois judeus o que é antisemitismo, a resposta será uma só. Isso mostra a diversidade de pensamentos na etnia judaica em que alguns conceitos são total consenso.