terça-feira, 11 de junho de 2019

Token e Cartão

Cartões de débito e crédito, segundo pesquisadores, poderiam ficar obsoletos antes de moedas reais mesmo com a ideia defendida por entusiastas criptos que as moedas digitais 'eliminarão' dinheiro físico, mudando a função hoje exercida pelos bancos. Cientistas de TI do Retail Banking Research ou RBR, especializado em Automação Bancária, concordam com o crepúsculo do dinheiro físico como principal forma de pagamento, mas pensam que cartões de crédito e débito deverão ser esquecidos mesmo com criptomoedas não sendo ainda alternativa viável à nova economia.
Segundo o RBR, se popularizam soluções integradas aos dispositivos como celulares por exemplo, substituindo antes do dinheiro físico, cartões de crédito e débito. A MasterCard introduz no Brasil a tecnologia de tokenização ativando carteiras digitais. Operará carteiras através do MasterCard Digital Enablement Service ou MDES. O MDES oferece acesso à soluções provedoras de carteiras digitais como Apple Pay, Samsung Pay e Android Pay, que trabalham com NFC ou Near Field Communication ou comunicação por proximidade dispensando o uso do cartão físico, bastando apenas o celular para ir às compras. A plataforma conecta emissores a cartões e a solução de pagamento móvel em diferentes carteiras digitais. A MasterCard entrará com inovação em autenticação, identificação, personalização e tokenização, garantindo experiência de uso.
Moral da Nota: o MasterCard Digital Enablement Service ou MDES é plataforma disponível a qualquer emissor, ajudando transformar aparelhos conectados à internet em dispositivo apto a realizar e receber pagamentos, através da tokenização garantindo segurança das transações. A Tokenização, segundo a empresa, fomenta inovação na indústria de pagamentos, protege cartão e consumidor mitigando golpes e fraudes.