Notícia dada na Conferência Anual SXSW em Austin informa que a Bumble Bee Foods, empresa de produtos pesqueiros, deu andamento a plataforma blockchain da SAP rastreando atuns-amarelos do mar da Indonésia consumidos nos Estados Unidos. Sediada em San Diego, administra sua marca de atum certificada pelo 'comércio justo' e proveniente da pesca em pequena escala. A SAP Cloud Platform Blockchain permitirá que consumidores acessem registros dos atuns congelados e certificados pela Natural Blue, sucursal da americana Anova Food, no pacote do produto através do código QR. A tecnologia SAP conhecida como SAP Nuvem Plataforma Blockchain, permite consumidores e clientes conhecer tamanho e local da captura, comunidade em que foi pescada além de dados sobre a autenticidade, frescor, segurança, certificação de comércio justo e sustentabilidade. A Blumble Bee Foods está migrando sua base de dados ao blockchain, seguindo ao atum linhas de produtos como a Wild Selections, Beach Cliff, Clover Leaf, Anova, Brunswick e Snow. As cadeias Albertsons, Hy-Vee, Price Chopper e Safeway estão recebendo produtos nestas certificações.
A tecnologia da SAP, fabricante alemã de software, está baseada no livro-caixa distribuído privado ou 'multichain', desenvolvido pela startup inglesa Coin Sciences. A adequação da blockchain é melhor em situações de compartilhamento interpessoal dos dados resistentes a adulterações entre as partes. Críticos argumentam que a tecnologia oferece pouco em termos de melhoria relacionada ao software de banco de dados tradicional, enquanto outros defendem que a tecnologia da SAP não se qualifica como blockchain, a menos que seja pública e aberta associada a criptomoeda como bitcoin. Além disso, a etiquetagem incorreta e fraude são problemas crônicos na indústria de frutos do mar. A Oceana, organização sem fins lucrativos de conservação marinha, constatou que um peixe em cinco testados são rotulados incorretamente.
Moral da Nota: segundo o comunicado a decisão de rastreamento se dá porque, neste momento, consumidores exigem maior rastreabilidade de alimentos querendo produtos mais seguros interessando fontes sustentáveis. A disseminação de doenças alimentares, contaminação e desperdício, originaram a tendência da rastreabilidade alimentar. A Blumble Bee Food é a primeira empresa alimentar garantindo origem de produtos via plataforma blockchain da SAP focada no produtor. A Naturipe, empresa de distribuição de frutas e hotaliças, realizou adaptações em menor escala na tecnologia DLT. Mesmo com alianças da Walmart, Nestlé e Carrefour persistem riscos de manipulação da informação registrada na cadeia de blocos.