O Diário do Povo Online informa que a Universidade Nacional de Cingapura, trabalhará com a empresa chinesa de tecnologia Chongqing Jinwowo Technologies (CJT) na pesquisa e desenvolviemnto em inovações de Big Data, Inteligência Artificial e Tecnologia Blockchain. Tal anúncio dado em um seminário de apresentação do estatuto da Chongqing Blockchain Industry Innovation Alliance é pontapé inicial de entidade que forma a primeira associação blockchain na área.
Por sua vez, a Hewlett Packard e Multinacional de Pneus Continental anunciam plataforma que utiliza a tecnologia blockchain. Visa compartilhar dados de veículos permitindo novos serviços digitais como melhorar segurança e conveniência do motorista. Ajudará os fabricantes de automóveis monetizarem seus dados diferenciando marcas, baseados na tecnologia blockchain que fornecerá soberania, segurança, transparência e eficiência no compartilhamento de dados automotivos. A Monetização de Dados é uma indústria própria na Web 2.0, cujas empresas reúnem grandes quantidades de dados vendidos a outras entidades ou armazenados em 'Data Silos', aí, marca da centralização digital. 'Data Silos' são repositórios de dados controlados por departamento específico e mantido isolado do restante da organização e não integrados aos demais sistemas da empresa.
Moral da Nota: matéria da Forbes indica que empresas em diferentes indústrias desejam abrir seus 'Data Silos' antigos pare serem explorados, examinados e utilizados na Monetização. A HP e a Continental pretendem manter base de dados coletada pelos novos veículos, desde rotas de tráfego até hábitos do motorista. Vale dizer que a troca de dados depende do consentimento do motorista, sendo que a plataforma terá um sistema de 'opt-in e opt-out' aos motoristas decidindo se seus dados serão compartilhados ou não.