Stablecoins focadas em bancos escalarão desenvolvimento na solução de pagamentos internacionais em blockchain da IBM. Esta foi a interpretação das palavras do diretor em Soluções blockchain da IBM. Na entrevista ao canal econômico Cheddar o executivo da IBM disse que a “demanda de mercado" aponta ao desenvolvimento de solução de stablecoin para instituições financeiras pela IBM. Textualmente: “mais do que alguns bancos ao redor do mundo estão vendo grandes benefícios comerciais ao emitir stablecoins em sua moeda fiat nativa”, avisa que “não é moeda de propriedade como a solução do JPMorgan, apesar de achar que estão fazendo algo que faz muito sentido para eles. O JPMorgan está dando validade ao que estamos fazendo. Nossa visão para stablecoins é que devem ser amplamente acessíveis e o que a 'World Wire' busca fazer é prover fungibilidade (substituição de uma coisa por outra, ou, atributo pertencente aos bens móveis substituídos por outros da mesma espécie) aos ativos digitais entre instituições financeiras.”
Por sua vez, a IBM se associou à Stronghold, ativo baseado em Stellar, para criar a primeira stablecoin da rede Stellar. O Stellar é um protocolo descentralizado e de código aberto concentrado em transferências entre moeda fiduciária e moeda digital. A IBM iniciou seu empreendimento com a Stellar em 2017 finalizando a maior parte em 2018. A empresa tem planos para explorar moedas estelares em sua plataforma World-Wire, se interessando por pagamentos transnacionais, propondo que deveria haver um ecossistema de vários ativos digitais incluindo stablecoins funcionando como instrumento de liquidação para pagamentos internacionais. Avaliações na Cheddar indicam que bancos americanos estão "interessados" no uso de stablecoins para envios transfronteiriços substituindo o atual sistema SWIFT por stablecoins estarem ligados 1:1 a moedas fiduciárias tornando-as mais "estáveis".
Moral da Nota: 'World Wire' refere-se à colaboração da IBM com a Stellar (XLM) e o uso da rede do ativo nativo na rede de pagamentos internacionais da IBM ou a Blockchain World Wire (BWW); a BWW distribui criptomoedas oferecendo transações internacionais interbancárias em tempo real.