A escalabilidade da blockchain e comissões geradas inviabilizaram pequenas transações ou micropagamentos, pelo fato de comissões de rede excederem a quantia transacionada. Para a falta de escalabilidade no Bitcoin por exemplo surge a Lightning Network, sistema descentralizado e instantâneo de micropagamentos, eliminando a custódia de fundos delegada a terceiros confiáveis, diferindo da técnica da Testemunha Segregada. Tal fato se dá pela implementação dos Hashed Timelock Contracts (HTLCs), composto por canais de pagamentos bidirecionais permitindo que pagamentos sejam roteados via múltiplos canais pessoa-a-pessoa. Permite o tráfico da informação passando por intermediários, proporcionando que um nó possa pagar qualquer outro mesmo que não haja canal direto entre eles. A Lightning Network suporta transações financeiras similares as suportadas por rede de cartão de crédito, a custo irrisório e segurança do Bitcoin, instantâneos e atômicos, dispensando confirmações de blocos. A atomicidade significa que pagamentos serão feitos ou não permitindo envio de fundos de até 1 satoshi ou 0,00000001 BTC, sem risco de custódia e comissões. Pela realização fora do blockchain e sem delegação de confiança ou propriedade, permite transações quase ilimitadas.
A rede Lightning melhora a versatilidade dos blockchains em Pagamentos instantâneos ou Micropagamentos, cujas transações feitas em segundos como por exemplo, pagar um café ou serviço de assinatura com bitcoins. Além de Contratos Financeiros Inteligentes sensíveis no tempo gerando maior demanda por computação no blockchain. Podendo ser feitos Pagamentos entre cadeias ou Swaps Atômicos com funções nas diferentes cadeias de blocos, roteando transações em várias cadeias com diferentes regras de consenso. Por fim, em aplicações de Arbitragem e troca nas Casas de Câmbio transferindo fundos quase que instantaneamente.
Moral da Nota: o Tippin.me é uma extensão do Chrome que permite enviar dicas do tamanho de satoshi sobre a Rede Lightning com um simples botão incorporado no Twitter. Não é o único sistema para micropagamentos, já que a comunidade XRP tem seu recurso de dicas, o XRP TipBot, permitindo envios e recebimentos de doações de criptografia no XRP e Twitter. Para acessar a novidade, basta ir na plataforma Tippin.me e logar com o Twitter.
Em tempo: relatório da p2sh.info avisa que o protocolo de segunda camada experimentou um impressionante aumento de 830% nos últimos seis meses acumulando 710 BT. Dados da 1ml.com, avisam que os nós aumentaram 15,82% nos últimos 30 dias, chegando a 6.479. Os canais aumentaram 34,8% no último mês, a capacidade da rede está em 710,13 BTC aumentando 28% e a taxa média de transação sobre a Lightning Network permaneceu em 1 satoshi.