A agência de notícias Rambler News Service de Moscou, informou sobre um acordo entre a empresa ferroviária Russian Railways e o Fundo Nacional de Pensões da Rússia para usar blockchain e monitorar o transporte de passageiros qualificados aos serviços de desconto. O projeto trará transparência ao sistema de monitoramento de usuários de serviços de transporte com desconto, eliminando falsificações e fraude, incialmente implementado na linha Moscou-Tver.
Por sua vez na Suiça, a plataforma Blockchain de transação de propriedades 'blockkimo Ltd' associada a duas empresas, concluiu 'a primeira' transação imobiliária em blockchain. A Blockimmo, a Elea Labs Ltd, empresa de tecnologia, e a Swiss Crypto Tokens Ltd, empresa de ativos digitais, conduziram transação imobiliária consistindo de 18 apartamentos e um restaurante ao custo de 3 milhões de francos suíços ou US 2,98 milhões de euros. Houve a tokenização da propriedade, significando que seu valor ativo real tem representação digital na blockchain Ethereum (ETH) em formato de tokens. A transação esteve apoiada pela stablecoin da Swiss Crypto Tokens, vinculada ao franco suíço, o CryptoFranc (XCHF), evitando riscos de flutuação de preços. A Elea Labs forneceu garantias que cada prédio possua sua identidade ou 'Property DNA', possibilitando no futuro devida diligência digital transparente, simpĺificando, acelerando e reduzindo as custas do processo no setor imobiliário. Os tokens da blockimmo serão listados em bolsa regulamentada próximamente podendo ser vendidos por meio de um 'crowdsale público', ou, um tipo de crowdfunding (financiamento coletivo) feito através da emissão de tokens de criptomoedas comprados pelos contribuintes para financiar determinado projeto.
Moral da Nota: o Banco Central da Rússia desenvolve base legislativa ao projeto da Russian Railways e do Fundo Nacional de Pensões que requer, segundo eles, um administrador central. Falando deles, a Assembléia de Moscou apresentou lei visando aplicação de tecnologia blockchain em sistema de votação eletrônica reduzindo chances de fraude, separando dados pessoais de votantes únicos com resultados de votos. Indo na direção dos suiços, estudo da Universidade de Ciências Aplicadas de Lucerna revela que o mercado suíço de fintech cresceu 62% em 2018, supostamente dependente de empresas relacionadas à tecnologia de contabilidade distribuída.
Em tempo: a solução da plataforma blockkimo Ltd, talvez mereça acompanhamento de sua escalabilidade, quem sabe aí solução aos imóveis federais, estaduais e municipais. Um serviço estagnado na economia predominante que poderia ganhar escala na economia digital.