quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Serviços públicos

A agência de notícias do estado de Nevada AP News informa que foram emitidos 950 certificados digitais desde 2018 à casais residentes, em contratos inteligentes na blockchain do Ethereum. A introdução da DLT na administração americana obtém sucesso misto inclusive entre agências do governo. Apesar da legitimidade e melhoria em relação à versões tradicionais, a disposição de aceitar automaticamente o novo formato é relativa explicitamente por reação a novidade e inércia com o habitual. Nevada tornou-se o primeiro estado a isentar as transações de blockchain das obrigações fiscais em 2017 e vários estados americanos consideram aplicações blockchain ou redesenhar leis que tornem mais atraentes seu crescimento e o de criptomoedas.
Neste ambiente de serviços públicos, governos municipais e regionais da Espanha começam escalar a tecnologia Blockchain antes mesmo dos governos centrais. O representante de Finanças e Administração Pública do Governo de Aragão, formou parceria com a empresa Alastria ao lado da Universidade de Saragoça e do Instituto de Tecnologia de Aragão na implementação do Blockchain. Trata-se da primeira Comunidade Autônoma promovendo modernização tecnológica da administração e prestação de serviços através desta tecnologia. Enquanto isso, avança projeto de licitação através do Hyperledger Fabric visando integridade dos dados, implementado pelas empresas Grupo Oesía e Open Canarias contemplando registro posterior dos dados mais importantes em blockchain consultado por qualquer cidadão. O foco é desenvolver plataforma eletrônica permitindo registro distribuído de licitações para contratação de obras, serviços e insumos requeridos pelo executivo.
Moral da Nota: a tecnologia contribuirá para transparência, eficiência da administração e atração a iniciativas de negócios. Além do que as informações serão apoiadas por múltiplos nós em diferentes instituições e as empresas registrarão impressão digital eletrônica de suas ofertas na rede distribuída, inicialmente se aplicando em obras até 80 mil euros e serviços até 35 mil euros. Em paralelo avança treinamento de funcionários públicos no seu conhecimento, ao lado de estudos nas áreas de saúde, identidade, educação, participação cidadã e registros.
Em tempo: sugestão em relação aos acidentes de Mariana e Brumadinho ao  falar em 'Ruptura de Dique de armazenamento provocando Tsunami de Lama', dizer 'Ruptura do Dique de Armazenamento de Águas Ácidas subproduto na separação do Minério de Ferro de outros metais. Por falar em Águas Ácidas, avança na Espanha metodologia para trabalhar o material resultante da separação do Minério de Ferro e demais metais conhecido como Águas Ácidas,  bom ao bolso das Mineradoras e ao Ambiente.