quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Iberdrola

A Iberdrola concluiu projeto piloto com tecnologia blockchain para rastreabilidade e credenciamento de energia 100% renovável consumida pelos clientes. A energia renovável de dois parques eólicos e uma estação de energia foi monitorada à escritórios bancários no País Basco e Córdoba na Espanha. Desenvolvida com o banco Kutxabank rastreando desde a origem da geração ao consumo da energia, proporcionando eficiência, flexibilidade e economia de custos na emissão de certificações de consumo de energia renovável. A empresa fornece energia na Europa, América do Norte e América Latina liderando a transição à renováveis ​​e uma das principais produtoras de energia eólica do mundo.
A Iberdrola usou em seu projeto a Energy Web Foundation, plataforma blockchain de código aberto projetada para atender as necessidades regulatórias, operacionais e de mercado do setor de energia. A blockchain permite estabelecer hierarquia dos produtores automatizando o processo de distribuição de energia. O projeto blockchain acelera e automatiza processos de certificação de energia renovável através da rastreabilidade, transparência e segurança nas transações registradas de forma imutável na plataforma blockchain para que as partes auditem resultados.
Moral da Nota: a origem da energia renovável é fundamental aos contratos de compra de longo prazo ou Power Purchase Agreements, associados à contratação de empresas (B2B) de energia verde.
Em tempo: entre nós a matriz energética é nuclear, hidráulica e térmica. Na berlinda as térmicas por conta de serem movidas a combustível fóssil ou carvão e gás e sua transição à eólica e solar.