quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Ondas de calor

Estudo publicado na revista PLOS Medcine, aponta na direção de ondas de calor intensas nas regiões tropicais e subtropicais, visto, Austrália, Europa e EEUU. Pela maior intensidade e frequência, projeções indicam que daqui a 50 anos haverá um aumento em 471% das mortes relacionadas ao evento em Brisbane, Sydney e Melbourne na Austrália comparados a 1971/2010. No mesmo período o crescimento será de 292% na Espanha. 
Importante lembrar que aumentam as mortes coletivas por temperaturas recordes associadas à umidade e incêndios florestais na Índia, Grécia, Japão e Canadá. A pesquisa se baseia em modelo de estimativa de morte por onda de calor no período 2031/2080 em 412 cidades e 20 países.
Moral da nota: um dos idealizadores da pesquisa Yuming Guo conclui textualmente: "Se não conseguirmos encontrar uma maneira de mitigar as mudanças climáticas (reduzindo os dias de ondas de calor) ou ajudar as pessoas a se adaptar, haverá no futuro um grande aumento de mortes a elas relacionadas, particularmente nos países pobres localizados no equador."