Blockchain é uma lista de blocos e cada bloco um grupo de transações ordenadas ou, subconjunto de um banco de dados com propriedades adicionais. A diferença entre um banco de dados normal e um blockchain é a existência neste último de regras específicas sobre a colocação dos dados.
São elas: ausencia de conflitos entre os dados já postos no banco de dados chamados de consistentes, imutáveis, além dos dados serem bloqueados para um proprietário ou possível, dando caráter público, replicáveis e disponíveis. Por fim concordância entre todos sobre o estado das coisas no banco de dados ou, canônico, sendo ausente uma parte central ou descentralização, aqui, a alma do Blockchain. Um banco de dados centralizado tradicional só precisa ser gravado uma única vez, verificado e transmitido para armazenamento apenas uma vez. Ao passo que o blockchain precisa ser escrito várias vezes, com milhares de verificações, o mesmo para a transmissão dos dados.
Moral da Nota: o banco de dados centralizado é mais rápido, mais barato e mais fácil de manter e atualizar do que o blockchain. A imutabilidade e a dificuldade em mudar regras no blockchain o torna um diferencial melhor para o dinheiro em si, sendo projetado para ser consistente, perdendo-a em casos de quebra e consequente perda de valor.