sexta-feira, 6 de julho de 2018

Comércio transfronteiriço

Os bancos Banco Santander, Deutsche Bank (Alemanha), HSBC (Reino Unido) ), KBC (Bélgica), Natixis e Société Générale (França), Nordea (Finlândia), Rabobank (Holanda) e UniCredit (Itália), criaram em 2017 uma joint venture denominanda Digital Trade Chain e anunciam a criação da we.trade Innovation DAC. Ao lado da IBM com tecnologia blockchain a pĺataforma facilitará a internacionalização das empresas e das tecnologias Hyperledger Fabric. O objetivo é simplificar as operações comerciais, seu gerenciamento e monitorização nacional e internacional. 
A we.trade busca atender as necessidades dos clientes simplificando suas operações impulsionando os negócios. Disponível em onze países europeus, aumentará a eficiência das transações financeiras em tempo real estando centrada nas pequenas e médias empresas. Para acessar a plataforma as empresas devem se registrar via instituições financeiras, cujo acesso permitirá fechamento de negócios em condições pré estabelecidas, além de serviços financeiros com confiança e segurança dos bancos em questão. O consórcio atende aos requisitos de procedimentos e governança interna de cada banco parceiro, tornando realidade a inovação. 
Moral da nota: a plataforma busca segundo seus fundadores as vantagens oferecidas pelos contratos inteligentes, entendido aqui, como contratos com capacidade de serem preenchidos de forma automática após acordado os termos entre as partes.