A Estônia é uma país do tamanho dos nossos menores estados e sua capital Tallinn uma cidade média comparada as nossas. O país é mundialmente reconhecido por estudos na Ciência da Computação, com avançadas implementações de software. Nesta ideia surge o programa estatal e-Residency capacitando uma comunidade de empreendedores globais visando estabelecer e administrar negócios em modelo digital pela combinação de infraestrutura governamental e serviços digitais. O processo de implantação do e-Residency é rápido e com tempo de espera curto, levando quatro semanas para receber o cartão de identidade e-Residência e 48 horas para uma empresa tornar-se ativa e funcional, levando 72 horas para a emissão de fatura pós recebimento do cartão.
Segundo quem utiliza a Plataforma tudo está online, com fácil preenchimento do formulário e tempo de espera curto. A execução diária pode ser feita de qualquer local, dispensando uso de papel ou guarda física de documentos. Caso a experiência não seja bem sucedida, fechar a empresa é tão fácil quanto abrí-la. Há por exemplo uma lista de entidades bancárias recomendadas pelo governo estoniano ou bancos sem fronteiras, cujos impostos e contabilidade do cliente são integrados e a contabilidade automática. O provedor de serviços bancários integra além do sistema de contabilidade, cartão de débito e crédito para compras online.
Moral da nota: certamente nosso impasse econômico, climático, burocrático e corrupção desenfreada encontra na experiência digital estoniana um porto de oportunidades.