terça-feira, 17 de abril de 2018

O Ártico

O regulador de transporte Marítimo da ONU ou a Organização Marítima Internacional (OMI), ao que parece dissonante de nosso governo no caso do transporte maŕitimo, iniciou processo visando forçar os navios utilizarem combustíveis mais limpos na região do Ártico.
A proibição já vale na Antártida e no Ártico tem apoio de Finlândia Noruega Suécia Islândia e EUA, associados a Alemanha Holanda e Nova Zelândia. Em desacordo o Canadá e Ilhas Marshall preocupados com os efeitos econômicos. A avaliação visa riscos ambientais na utilização do óleo pesado ou fuel oil, bem como a interrupção de entregas a comunidades indígenas do norte. 
Moral da Nota: o óleo pesado empurra 80% do transporte marítimo mundial, jogando na atmosfera enxofre partículas e fuligem (negro de fumo). A fuligem se instala no gelo aumentando a absorção de raios luminosos e acelerando o derretimento do gelo.
Em tempo: fuel óleo é a fração obtida da destilação do petróleo ou o líquido queimado em uma fornalha como o diesel por exemplo. Em resumo, se refere aos combustíveis comerciais obtidos do óleo cru mais pesados que gasolina e nafta.