O The Guardian relatou crescente preocupação dos suecos pela pressa do país em abraçar a sociedade de caixa livre, estando prestes a se tornar sem moeda real apenas no universo virtual. Por conta de manobras governamentais neste sentido, foram feitos vários alertas de autoridades internacionais sobre os riscos. Daí em recente pesquisa sete em cada dez suecos afirmaram querer manter a opção de usar o dinheiro em espécie, enquanto apenas 25% querem uma sociedade só com dinheiro virtual .
Alerta lançado pelo Banco Central da Suécia informa que o país poderá enfrentar brevemente a situação na qual todos pagamentos sejam controlados por bancos privados. Tal afirmação lançou desconforto sobre a população por conta de considerar que fazer e receber pagamentos é um bem coletivo e sua transformação em ativo totalmente privado gera insegurança, porque lá o estado goza de confiabilidade apesar do monopólio bancário privado composto por quatro bancos. A compĺeta digitalização do sistema financeiro ou o fim do dinheiro em espécie, os tornaria vulneráveis em caso de desligamento do sistema ou fraude, já que ainda não existe tecnologia totalmente invulnerável.
Moral da nota; dois pontos: é nessa que entra a cadeia de blocos e a descentralização. O outro ponto é que soa como música para nossa rapaziada; haja mala.