quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Negação e contradição

Balizando que na Contradição buscam-se argumentos que foram negligenciados ou minimizados por conta de determinada acertiva, procurando assim, o aperfeiçoamento ou pontos justos para determinado debate. No caso da Negação parte-se do contrário, ou nega-se e buscam-se argumentos visando dar base a negativa.
No caso do Clima as negativas ao argumento do efeito estufa ou aquecimento da terra, buscam argumentos visando manter o esforço econômico presente, não argumentos que aperfeiçoem as afirmativas fortemente evidenciadas, enquanto as negativas são considerados na maioria das vezes falácias lógicas e erros de raciocínio, quer dizer, não prosperam. 
Com base nestas ideias, em um artigo na Environmental Research Letters foram examinados 42 mitos sobre o Clima, descobrindo-se que cada um deles apresentava um raciocínio falacioso, quer dizer, não é contraditório apenas negação. Desenvolve-se aí, a aprendizagem baseada em equívocos visando expulsar mitos do Clima inculcados nas pessoas e substituí-los com fatos, superando assim, a negação. A ideia seria fazer com que as pessoas enfrentem o mito competindo com a verdade com resultados mais positivos. 
Moral da coisa: algo que certamente não é fácil tendo um longo caminho pela frente, esperando-se que dê tempo, quer dizer, que os resultados ocorram antes que a vaca vá pro brejo.