quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Giramundo

A discussão na Alemanha é a implantação do transporte público gratuito no intuito de incentivar seu uso pela população. Trata-se da terra do automóvel e tal discussão é para evitar a proibição do acesso a áreas mais congestionadas. Quer dizer, se farão ou não, sucesso ou não o tempo nos dirá, mas a discussão está andando.
O mundo dá suas voltas e não faz muito tempo tivemos fortes embates pelo passe livre em São Paulo com auge no governo Haddad, que por conta de planilhas de custos, disse ser inviável. Talvez a grande diferença entre a discussão feita no Brasil e a que ocorre na Alemanha é que nossa discussão foi densamente ideológica, gratuíta sob a ótica socialista, impossível do ponto de vista capitalista. Na Alemanha, sociedade pós moderna, a questão é o direito de ir vir por conta de proibições de acessos, incentivando pessoas evoluírem ao transporte coletivo, por conta do clima e excesso de veículos. 
Moral do giramundo: Este fato é divisor de águas principalmente no Ocidente, já que discussões ideológicas necesitam carácter mais realista, coletivo, menos individualista. É preciso estar atento e forte ao desenrolar dos fatos.