quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Cinco graus

Modelos climáticos são simulações sofisticadas de software avaliando a resposta do clima as várias influências no ambiente. Um novo estudo por modelos climáticos publicado na revista Nature, concluiu um aumento de 15% na estimativa anterior de elevação da temperatura, ou, segue tendência de chegar ao aumento de 5ºC até o fim do século.
Para isto foram coletados dados de mais de uma década de observações de satélites sobre a quantidade de luz solar refletida de volta ao espaço por nuvens, neve e gelo. Qual a quantidade de radiação infravermelha que escapa da atmosfera terrestre e qual o saldo líquido entre a quantidade de energia dentro e fora da atmosfera; isto leva a concluir pelo aumento da tendência. Lembrando que quanto mais gelo nuvens e neve, maior a quantidade de luz refletida, obviamente que o contrário, leva a maior quantidade retida provocando o aquecimento.
Moral da história: por conta de aperfeiçoamento nas simulações e um melhor estudo do problema, a probabilidade de aumento a 5ºC até 2100 aumentou de 62% para 93%. A ideia é cortar 800 gigatoneladas de carbono neste século, com o detalhe que as emissões permaneceram em 49 gigatoneladas de carbono em 2016.