quarta-feira, 26 de abril de 2017

Princípio de Dilbert

O economista Scott Adams idealizou o Princípío de Dilbert, além da turma humorística liderada por Dilbert, um engenheiro a serviço do chefe despótico. Pra quem ainda não foi apresentado, reza o Princípio de Dilbert que as corporações promovem os menos competentes à cargos de direção, visando limitar possíveis danos que possam provocar. Em suma, os desenhos da Turma do Dilbert inicialmente foram publicados no Wall Street journal, depois viraram livro compondo um retrato da organização empresarial americana. 
Falando à revista Funny Business, Adams explica que em muitos casos promove-se o menos competente para afastá-lo do verdadeiro trabalho, o famoso cair pra cima. Prefere-se que se dedique à coisas simples como pedir café ou gritar com os outros. Prova disso, segundo Adams, são os profissionais especializados como cirurgiões ou programadores geralmente não figurarem no quadro administrativo das empresas.
Certamente tal fato se aplica a outros países, não só nas empresas mas também na política, estando aí, uma das causas dos nossos desatinos.