sexta-feira, 21 de abril de 2017

Nota indígena

Índios habitantes da região de Volta Grande no Rio Xingu, consequente ao represamento das águas pela Usina de Belo Monte, segunda maior do Brasil e terceira do Mundo, são obrigados a trocar a pesca pela agricultura. À reboque, outra de origem cultural, a troca da navegação fluvial por transporte terrestre principalmente motocicletas.
A represa determinou uma mudança no ciclo fluvial que passou a ter um movimento constante por conta do controle das águas que deixam de inundar terras baixas. Frutas que alimentam os peixes somem das regiões mais secas. Exemplo disso é o pacu ou espécie de maior consumo regional, cuja alimentação depende de cheias do rio por meses, fazendo com que frutas caiam na água e sirvam de alimento.
O Ibama acusa uma mortandade de 16,2 toneladas de peixes na região multando em 11 milhões de dólares a empresa Norte Energia dona de Belo Monte. O ocorrido foi entre 2011 e 2015 na construção e  represamento do rio, se agravando pelo baixo nível da água em Volta Grande. Moral da história: até 2015 a participação do pescado na aldeia de Miracatu era de 56% passando à 36% em 2016.