Construídos na blockchain, programas de fidelidade encorajam envolvimento do cliente na promoção de fidelidade mantendo segurança e integridade dos programas de recompensa em que varejistas emitem tokens blockchain que os consumidores acumulam e resgatam em diferentes lojas, já que, NFTs diferem dos tokens ERC-20, como DAI e LINK, pois cada token é único e não pode ser dividido enquanto NFTs permitem atribuição ou reivindicação de propriedade de qualquer parte única de dados digitais, rastreada na blockchain Ethereum como livro-razão público de NFT é criado a partir de itens digitais podendo, por exemplo, representar itens do mundo real como documentos legais, assinaturas ou arte digital, como vídeos ou música. Um NFT pode ter apenas um proprietário em que o uniqueID e metadados que nenhum outro token pode replicar são usados para gerenciar propriedade sendo que contratos inteligentes, que atribuem propriedade e governam transferibilidade de NFTs, são usados para criar o uniqueID e os metadados e, quando alguém gera ou cunha um NFT, está executando código de contratos inteligentes que seguem vários padrões como o ERC-721 com dados armazenados na blockchain, onde o NFT é manipulado. Itens do mundo real, como obras de arte e imóveis, podem ser representados com NFTs, bens tangíveis do mundo real podem ser "tokenizados" para torná-los mais eficientes para comprar, vender e negociar, ao mesmo tempo que reduzem risco de fraude, sendo que a aplicação criptográfica NFT mais frequente é a arte programável combinando criatividade e tecnologia de modo único com várias peças de arte de edição limitada em circulação e permitindo programabilidade para fazer alterações em diversas situações, por exemplo, contratos inteligentes e oráculos permitem que artistas criem visuais que reagem a oscilações de preços em ativos digitais blockchain. Com a promessa de benefícios aos parceiros da cadeia de suprimentos, blockchain se misturou ao mundo da moda com consumidores podendo verificar informações de propriedade das compras e acessórios on-line, eliminando perigo de falsificação, por exemplo, usuários podem escanear código QR encontrado em etiquetas de preço de roupas e acessórios na forma de NFT, outros casos de uso NFT fornecem benefícios para confirmar licenças e certificações com alunos recebendo certificados de conclusão de curso em formato digital ou físico, semelhante a diploma ou licença, no entanto, antes que uma empresa ou instituto ofereça vaga à alguém, universidades e empregadores querem réplicas do documento de conclusão do curso como referência, aí, administradores economizam tempo usando NFTs para acessar licenças em NFT aliviando carga de verificação de registros, como resultado, facilita controle da prova de conclusão do curso ou licenciamento. Preocupações afetam a indústria esportiva relacionadas a ingressos e produtos falsificados Blockchain como solução ideal para resolver dificuldades com poucos obstáculos em que imutabilidade da blockchain auxilia na prevenção de itens colecionáveis e ingressos falsificados.
Em teoria, qualquer um pode tokenizar trabalho e vendê-lo como NFT, mas, manchetes recentes sobre compras chamaram a atenção, por exemplo, Grimes vendeu suas pinturas digitais por mais de US$ 6 milhões sendo que a arte não é a única coisa tokenizada e vendida, com lances chegando a US$ 2,5 milhões, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, patrocinou um NFT do primeiro tuíte enquanto a Sorare, empresa francesa que oferece cards de futebol na forma de NFTs, arrecadou US$ 680 milhões, mas, assim como criptomoedas, há preocupações quanto ao impacto ambiental NFT. Apareceram pela primeira vez na indústria cripto em 2012/2013 dependendo da amplitude da rede que se lança à categoria, embora não tenham chegado ao blockchain Ethereum até 2017, desde então, a maioria dos tokens vive na Ethereum embora não seja a única blockchain cujos tokens podem ser construídos e negociados, é o mais popular sendo o principal padrão à NFTs na blockchain Ethereum o ERC-721 e, quando uma transação ocorre na Ethereum, a carteira que inicia o processo paga taxa de gás aos mineradores pelo trabalho, sendo que o problema com tokens não fungíveis na Ethereum é ser rede cara e as taxas de gás podem atingir números altos acompanhando demanda para fazer transações. Preços altos são função da popularidade dos NFTs juntamente com a falta de escalabilidade da versão atual da blockchain Ethereum, sendo que esse problema de escalabilidade mudou à medida que o projeto passou do algoritmo de consenso de prova de trabalho, PoW, à prova de participação, PoS, conhecido como mudança à Ethereum 2.0, Eth2, até então, criadores de tokens precisam decidir se as altas taxas valem a pena ou se devem tentar outro blockchain, ou, abandonar os NFTs, embora existam desde 2012, NFTs se tornaram populares por conexões com celebridades e exclusividade, por exemplo, antes da luta com Floyd Mayweather, Logan Paul ofereceu aos apoiadores chance de ganhar pacotes de primeira edição de cartas Pokémon se comprassem a carta colecionável NFT, apelidado de "corrida do ouro", sites de negociação NFT como o OpenSea experimentando aumento na adoção. NFTs transformarão o mundo da arte, por exemplo, a arte rupestre pré-histórica remonta ao Paleolítico Inferior, ou, Idade da Pedra Antiga, em algum lugar entre 290 mil a.C. e 700 mil a.C percorrendo longo caminho, no entanto, NFTs estão dando aos tipos criativos meios de gerar renda com seu trabalho e capturar seguidores considerando que tokens não fungíveis atraem colecionadores, investidores e comerciantes, são versão digital de algum produto como obra de arte que dá ao proprietário versão certificada desse ativo em versão oficial e única de um item mais valioso que possuir uma cópia. A fungibilidade está no cerne do valor de um NFT, reinventando o mundo digital, assim como o próprio mundo da arte, NFTs capitalizam a ideia de um autor dando valor ao objeto, existindo vários mercados nos quais os usuários podem emitir ou comprar tokens não fungíveis necessitando possuir carteira digital e moedas digitais para direcionar compra do token que se deseja, além de modos de comprar esses tokens, seja através de venda direta ou de leilão, no entanto, a compra de NFTs não acontece apenas em plataformas digitais mas em casas de leilão renomadas como a Sotheby's que podem vender NFTs comprados com criptomoedas. O mercado NFT alcançou crescimento e, em 2020, a maioria das plataformas populares NFT ainda nem existiam enquanto em 2021 foi recebido com aumento na atividade e volume de negociação, mesmo que a tendência continue em ritmo mais lento, a taxa geral de adoção NFTs, como a criptoarte, ainda será sem precedentes, embora tokens não fungíveis possam ser difíceis de avaliar, características como exclusividade, negociabilidade, talento e se o artista original está por trás da venda, influenciam no preço, sendo que a próxima onda do mercado de NFT verá tokens entrarem na mania que tomou conta do mercado cripto, ou, finanças descentralizadas, DeFi.
Moral da Nota: a USP é primeira entidade da América Latina integrar rede colaborativa global para desenvolvimento IA, inserida na AI Alliance, um coletivo global de empresas, startups, universidades, instituições de pesquisa, organizações governamentais e fundações sem fins lucrativos, dedicado ao desenvolvimento de soluções de governança e aplicações IA. A rede reúne pesquisadores e desenvolvedores na promoção de inovações guiadas por rigor, segurança e responsabilidade no campo IA cujo modelo de gestão e desenvolvimento de projetos AI Alliance utiliza plataforma colaborativa que congrega grupos de trabalho divididos em áreas de atuação como capacitação e educação, segurança e confiabilidade, aplicativos e ferramentas, habilitação de hardware, modelos fundacionais e direito digital. A participação da USP será coordenada pelo Centro de Estudos em IA e MIL, Aprendizado de Máquina, da universidade e conforme o pró-reitor de Pesquisa e Inovação em reportagem do Jornal da USP, "pesquisas em IA afetam a vida, a USP já acompanha o impacto das tecnologias IA no cotidiano e seus efeitos sobre o tecido social", destacando que ao aderir à AI Alliance, "a USP busca protagonismo no debate." Terá como missão atender necessidades específicas do desenvolvimento de modelos funcionais IA no contexto Latino Americano, atuando em grupos dedicados a modelos funcionais, segurança e confiabilidade e de Modelos Fundacionais, com membros do Instituto de Matemática e Estatística, IME, trabalhando na criação de ferramentas para incorporar a língua portuguesa e dialetos indígenas em modelos IA multilíngues e multimodais, além da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH, parte do grupo de Ferramentas de Segurança e Confiabilidade de IA, compartilhando informações e diretrizes sobre práticas de segurança, responsabilidade, ética e cibersegurança, contribuindo no desenvolvimento de recursos à testes de modelos e aplicativos IA. Por fim, a participação da USP na AI Alliance é desdobramento da parceria entre a universidade e a IBM no laboratório de pesquisa Center for Artificial Intelligence, C4AI, em que a IBM é uma das fundadoras da AI Alliance e com o ingresso da USP na AI Alliance alavancam iniciativas do governo federal à implementar plano estratégico ao desenvolvimento do ecossistema IA no Brasil.