A afirmação de Elon Musk, co-fundador da Tesla e SpaceX, destacando que “se você comprar um Tesla hoje, está comprando um ativo que se valoriza, não um ativo que se deprecia”, marca mudança radical no paradgma sobre depreciação dos ativos. Os veículos Tesla ficam "mais inteligentes" e mais valiosos a cada km rodado, aumentando o valor graças aos dados que capturam, armazenam, transformando em aprendizagem útil e aplicável. O futuro da indústria automotiva passa por carros voadores, solares e baterias sustentáveis e, no caso dos veículos autônomos, o que impulsiona a valorização é o software Autopilot, Sistema de direção autônomo total, baseado no aprendizado por reforço profundo. A IA baseada no uso, análise e processamento de grandes quantidades de dados digitais coletados em tempo real, aproveita aprendizado por reforço profundo criando produtos aceitos com uso cada vez mais confiáveis, preditivos, eficientes e eficazes. Em 2021 estima-se que serão atingidos 25 bilhões de objetos conectados à Internet, com coletas de dados processados no local onde gerados, em tempo real e rápida monetização, com o IDC mostrando que Investimentos na transformação digital chegam a US$ 6,8 trilhões entre 2020 e 2023.
As decisões empresariais sempre foram tomadas com base em dados na medida que são integrados ao processo de tomada de decisão, acelerando o modo como empresas reconheceram que transformar dados em insights de negócios pode ser diferencial, oferecendo vantagens competitivas, agilidade, eficiência operacional e fontes de receita. Ao transformar dados em informações leva a transformção em negócios digitais pelas características únicas que oferecem, gerenciando processos de produção econômico-financeira gerando ativos que não se esgotam e se desgastam, mas usados em número ilimitado de vezes e a custos marginais. A operação depende dos dados digitais gerenciados em empresas pela implementação de estratégias de DataOps permitindo conectar pessoas, agilizando o processo de transformação de dados em negócios. O investimento em gerenciamento de dados e processos de negócios aprimorados é impulsionado para oferecer benefícios de negócios de alto nível, incluindo segurança e conformidade, agilidade de negócios e tempo mais rápido de entrada no mercado, bem como melhor compreensão do negócio com decisão e desenvolvimento de aplicativos baseados em dados.
Moral da Nota: recursos tecnológicos permitem que o ativo valorize ao longo do tempo usados para criar oportunidades de monetização, como soluções digitais à detecção de objetos em tempo real, além da interação IoT e ambiente explorando o valor econômico da aprendizagem. A IoT, Internet of Things, é oportunidade de monetizar insights operacionais, de produtos e clientes, com base na interação autônoma e com ambiente virtualmente ilimitados. A transformação digital permite economias de aprendizagem poderosas e lucrativas em relação às economias de escala, aproveitando capacidade de criar modelos de IA poderosos que aprendem e reimplementam aprendizados dentro de ativos digitais. Ativos baseados em dados digitais destacam-se pelo atributo de valorização ao longo do tempo, com potencial de impulsionar transformação digital em setores e indústrias que não iniciaram trilha de transformação das empresas.