A digitalização no setor de saúde levou ao armazenamento online de grande volume de dados confidenciais. A Swiss eHealth promove adoção do prontuário eletrônico, permitindo pacientes registrados e profissionais autorizados acessarem dados a qualquer hora e em qualquer lugar. Inseridos neste contexto de solução confiável e compatível preservando privacidade, dá suporte à definição, manutenção e aplicação de autorizações por consentimento. A convergência DLT e abordagens no gerenciamento de dados inteligentes oferece oportunidade de confiança, transparência, capacidade de auditoria e otimização em gerenciamento de dados médicos e outros processos de saúde.
Pesquisa e implementações de PoC demonstram o valor blockchain conectando partes interessadas de cuidados de saúde, auxiliando a manutenção de histórico de dados do paciente e garantindo rastreabilidade na troca de dados automatizando processamento de reclamações e reembolsos. Monitoramento transparente e auditável evita incompatibilidade de medicamentos prescritos, incentivando redação de menos prescrições de medicamentos como opioides, por exemplo. A blockchain rastreia cadeia de suprimentos de produtos farmacêuticos, do produtor às condições de transporte, controle de medicamentos devolvidos e armazenamento. Pesquisas biomédicas facilitam pacientes contribuírem com seus dados, garantindo privacidade e segurança, acelerando recrutamento de participantes e coleta de dados heterogêneos, grandes e integrados, essencial, em decisões imparciais informadas com descobertas valiosas sobre dados. Propriedades desejáveis na infraestrutura de saúde resiliente em gerenciamento de dados confidenciais entre fontes, pedem interoperabilidade de processos, privacidade, segurança e conformidade, requisitos importantes na garantia de direitos do paciente em acessar e compartilhar dados confidenciais e apagá-los.
Moral da Nota: Hyperledger Fabric é estrutura de tecnologia blockchain permissionada, nas implementações de sistemas em gerenciamento de dados de saúde. Depende de suporte a múltiplos canais limitando acesso a dados de consórcios e coletas privadas, trocados peer-to-peer e armazenados em bancos de dados privados acessíveis a partir do chaincode em peers autorizados e hash de verificação da autenticidade. O armazenamento de hash na cadeia, fornece verificabilidade de grande quantidade de dados anônimos à pesquisas e aplicativos.