segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Legaltech

Legaltech, tecnologia aplicada à prestação ou comercialização de serviços jurídicos, inclui ferramentas em aumentar eficiência na gestão de tarefas quotidianas nos escritórios de advocacia e funcionalidades, substituindo o trabalho quotidiano do advogado. A tecnología aplicada na prestação de serviços legais enfocada na Blockchain, ganha no universo internacional com casos de uso estimado em milhões de dólares. Ferramentas Blockchain garantem transparência e imutabilidade em acordos ou contratos descentralizados, sem necessidade da presença das partes. A Paid Network é tecnologia jurídica voltada à oferecer soluções na execução de contratos inteligentes, possibilitando resolução direta de disputas judiciais entre partes com endosso blockchain. A Aave demonstrou que o mercado de contencioso jurídico é nicho a explorar, como recentemente na parceria com o escritório de advocacia Roche Cyrulnik Freedman LLP, criando financiamento de litígios com Blockchain conhecido como 'OIT', 'Oferta inicial de litígio'.

O financiamento de litígios é mercado bilionário nos EUA com investidores assumindo risco de ganhar ou perder, com provável sucesso permitindo retorno melhor que produtos de investimento tradicionais como S&P por exemplo. A novidade da Ava Labs e da proposta da empresa é que a 'OIT' arrecada recursos à iniciar contencioso com pessoas ou instituições que não tenham o valor das despesas, mercado este avaliado em US$ 10 trilhões. A chegada da OIT tem potencial de mais acesso à justiça via Blockchain democratizando com a tecnologia, financiando poder inclusivo, democrático e disruptivo em sistema judicial exigente como o americano. A proposta do Ava Labs se agrega a plataformas blockchain na resolução de falhas estruturais em processos legais, incluindo acesso a serviços jurídicos.

Moral da Nota: a Ava Labs, escritório de advocacia de Nova York, e a Avalanche, plataforma Blockchain, buscam financiamento de litígios com Blockchain conhecida como Initial Litigation Offer, ILO. Prevista para o primeiro trimestre de 2021, a Ava Labs realiza o primeiro financiamento de litígios simbólicos Blockchain com a plataforma Blockchain Avalanche, o escritório de advocacia Roche Cyrulnik Freedman LLP, famoso pelos processos contra ICOs fraudulentos em 2017 e o Republic Advisory Services, encarregados do regulamento de emissão e comercialização de tokens OIT. A ideia emergiu em apoio a Apothio LLC em processo contra o condado de Kern na Califórnia, pela destruição ilegal de 500 hectares de cultivo de cânhamo avaliados em um bilhão de dólares. Espera-se obter os recursos necessários para que o escritório Roche Freedman deslanche processo via contribuições dos investidores, em contencioso tokenizado e comercializado com apoio e transparência da Avalanche Tecnologia Blockchain. O produto é ancorado em sucesso ou insucesso do sinistro apresentado e o investidor no referido token terá possibilidade de rentabilizar recursos em caso de resultado favorável.